[GTER] Informações sobre OpenCDN

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Sep 12 10:47:03 -03 2017

Agora eu entendi o conceito... (Eu Acho)
E achei do baralho!

Mas acabo voltando a pensar no conceito anterior que eu tinha feito do
Projeto.

A ideia de Diversos Pools de Virtualização distribuídos pelos PTTs, com
foco exclusivo aos serviços de otimização de experiência de
internet(Essencialmente Cache dos mais variados tipos).

Entendo que é uma barreira tremenda pensar em compartilhamento de hardware.

Principalmente aonde os operadores das respectivas CDNs estão com seus
ferramentais já pronto para ter que interagir com seus próprios Hardwares,
Sitemas operacionais, etc...

Mas o compartilhamento de recursos computacionais é um conceito que não
precisa de comprovação de sua eficácia e eficiência...

A barreira ficaria por conta de:
- preconceito dos operadores de CDN
- responsabilidade na entrega desses recursos como serviço(não creio que
isso caiba ao NIC)
- complexidade na métrica de rateio de custos

Será que é uma ideia utópica demais para o momento?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação