[GTER] Proteção Rede AC Provedor

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Oct 19 17:26:08 -02 2017

On Thu, 19 Oct 2017, Sergio Faulhaber wrote:

> Tive uma pequena torre de 3 m no alto de uma pedreira sem nada perto ,
> sem aterramento e usando painel solar funcionando vários anos sem problemas.

uma instalação isolada, é melhor que fique isolada mesmo. mas há risco da
diferença de potencial em relação à terra ficar grande (eletricidade
estática, especialmente em lugares secos e com muito vento) e isso causar
choques em quem for dar manutenção.

> Acho tb que um outro causador de estragos é a indução pelos fios (até
> mesmo o de rede ) . Os cabos usados devem ser blindados e aterrados .

sim, principalmente a rede elétrica. cuidado com os cabos blindados, a
blindagem deve ser aterrada em somente uma das pontas, não em ambas, para
evitar a formação de circuitos na malha de terra. corrente circula em
circuitos. um raio, mesmo distante, provoca campo magnético que acopla com
circuitos.