[GTER] (CG)NAT sem IPv6

Elizandro Pacheco elizandro at pachecotecnologia.net
Thu Nov 16 15:10:05 -02 2017

> [...]
>
> Pois bem, a merda já está na frente do ventilador, o que se pode fazer é tentar amenizar isso. Eu tenho usado cgnat (como manda o Script, haha) e não tem essa degradação, claro estou deixando 2048 portas para cada cliente. E quando pesquisei isso eu vi que mesmo quem tinha empresa com muitos computadores não usava muito mais que 1000 portas para acesso a internet. E usar nat sem dual-stack é vergonhoso, mas existe! E quanto aos logs, cara isso não existe como está na cabeça de todo mundo, por exemplo, o pessoal está achando que tem que guardar log de cada site que o cliente acessa, não existe fazer isso fere duas vezes o marco civil, se fizer o cgnat certo, apenas com a porta de origem que o cliente usou já pode fornecer quem estava acessando no momento solicitado.

Como assim não existe?  O que você não pode é logar destino!!!  Logar IP e porta de origem pode.  No CGNAT, você tem 2 opções:

1 - Trava a porta do cara, como você fez. ( 2048 )

2 - Deixa dinâmico para ter um melhor aproveitamento ( o cliente que usa 3 vai ter 3, o cliente que usa 5 mil, vai ter 5 mil ), porém precisará dos logs.

Dê uma olhada no software que desenvolvemos pros nossos alunos: https://github.com/elizandropacheco/neteducgnatloggerd <https://github.com/elizandropacheco/neteducgnatloggerd>

Faz o log do nat ( origem ), respeita o marco civil ( pois não loga destinos ), rotaciona, compacta e tudo mais..  em apenas 1 software.

Abraço,

Elizandro Pacheco