[GTER] (CG)NAT sem IPv6

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Nov 16 12:00:11 -02 2017

Olha, peguei uma naba parecida esses dias...
Cliente tinha vários impeditivos para colocar v6 imediatamente(Trânsito
porco, Sistema porco, Caixa de borda porca).

Minha sugestão foi meio radical, fazendo a mudança em 3 etapas.
1- Migrar todos os clientes para IP inválido(já na faixa de CG-NAT), e
fazer nat 1X1 de IPs Válidos.
   - Isso não vai liberar IPs.
   - Já vai evidenciar os problemas com os clientes que tem algum mecanismo
conexão entrante da Internet.
     - Faz um charme, fala que vai "liberar ip válido para cara por X
meses", e que depois IP válido vai ser um produto extra.
2- Implementar CG-NAT
   - Isso iria liberar os IPs que ele precisava liberar.
   - Iria pipocar mais uma leva de problemas com Heavy-Users e usuários de
sistemas que façam track de Source-IP(Ex. PSN).
     - Outra caso par fazer um charme, mais X meses para o cara, e depois o
IP Válido vai ser um produto extra.
3- Implementar v6
   - Esse 3º passo não necessária mente depois do 1º e do 2º, mas com
certeza não ao mesmo tempo.
   - Que fizesse isso o mais rápido possível, assim que ele resolve-se
sistema e trânsito.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação