[GTER] (CG)NAT sem IPv6

André Carlim andre at stubnet.info
Thu Nov 16 00:45:32 -02 2017

Pois bem, a merda já está na frente do ventilador, o que se pode fazer é tentar amenizar isso. Eu tenho usado cgnat (como manda o Script, haha) e não tem essa degradação, claro estou deixando 2048 portas para cada cliente. E quando pesquisei isso eu vi que mesmo quem tinha empresa com muitos computadores não usava muito mais que 1000 portas para acesso a internet. E usar nat sem dual-stack é vergonhoso, mas existe! E quanto aos logs, cara isso não existe como está na cabeça de todo mundo, por exemplo, o pessoal está achando que tem que guardar log de cada site que o cliente acessa, não existe fazer isso fere duas vezes o marco civil, se fizer o cgnat certo, apenas com a porta de origem que o cliente usou já pode fornecer quem estava acessando no momento solicitado.

Enviado do Alto