[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Mar 22 08:53:16 -03 2017

Em 21/03/2017 18:33, Kurt Kraut escreveu:
> Aloha,
>

> Diante deste assunto recomendo o vídeo "Oligopólio dos provedores de
> internet brasileiros" (https://youtu.be/sKFEN2fhSHw) que explica duas
> coisas importantes:
>
> 1) Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, o oligopólio na
> internet brasileira  (não confundir com telecomunicações) é criada pela
> força de mercado, não pela ação do governo ou ANATEL.

Kurt. Há uma contradição neste argumento. Não existe meios de impor
oligopólio com ausência estatal.

Lembremos que telecomunicações são uma concessão do governo. Logo só é
permitido empreender neste ramo por autorização de políticos.

Claro que é possível obter o oligopólio naturalmente porém, impor
coercitivamente, só é possível por intervenção estatal:

    http://www.ilisp.org/noticias/empreededores-sao-presos-por-fornecer-internet-sem-autorizacao-da-anatel/

Neste caso, aonde você escreve "força de mercado", eu interpreto como
"força do corporativismo estatal".

E no artigo, o que a Anatel chama de "concorrência desleal", eu
interpreto como "não se meta no nosso território senão morre".

A gente precisa começar a chamar as coisas pelos seus verdadeiros nomes
para ser possível refletir melhor sobre os problemas do mundo real.

> 2) É possível resolver o problema desse oligopólio com pequenos e médios
> ISPs. Não precisamos nos esforçar para manter empresas gigantes (e
> ineficientes) como a OI.

Exatamente. Só precisa alguém avisar a Anatel que precisam parar de
perseguir os pequenos empreendedores.