[GTER] VIVO Fibra + IPv6

Eduardo Rigler erigler at gmail.com
Tue Mar 21 13:12:48 -03 2017

Uma coisa que notei nas pesquisas de roteadores domésticos que fiz é que
não são todos que tem a opção "IPv6 Passthrough/Bridge". Nos modelos da
TP-Link (por exemplo) acontece bastante dessa funcionalidade aparecer em
uma versão de hardware e não em outras, em mesmos modelos de equipamento.

No caso do meu Asus o problema é na incompatibilidade entre essa
funcionalidade e a opção NAT Accelerator. Se eu deixar IPv6 Passthrough +
NAT Accelerator ativadas o desempenho numa copia simples entre dispositivos
na rede interna fica péssimo (algo na casa dos 15~20mbps, ou 10% do que
deveria ser), basta desativar alguma das funções e a velocidade volta ao
normal. Essa lentidão não ocorre no trafego de/para Internet, em v4 ou v6,
apenas na rede local.

Li um texto interessante sobre NAT Acceleration [1], mas não fala da
relação com IPv6. Numa pesquisa pelo Google dá pra encontrar muitas pessoas
com percalços semelhantes e uma resposta comum é: "Unless you have reason
to use ipv6, disable it." Será?

Tecnicamente alguém tem ideia do motivo dessa incompatibilidade? Será que
removem essa funcionalidade de alguns TP-Link (exemplo) justamente pra
evitar esse tipo de dor de cabeça?

Qual seria a solução para propagar o /64 para a rede interna em um
modem/roteador sem Bridge? Condenar um bom roteador fazendo-o trabalhar
como AP? =P

[]´s

[1] - https://routerguide.net/nat-acceleration-on-or-off/