[GTER] Bloqueio de portas

Tiago SR listas at tiagosr.com
Tue Mar 21 00:10:25 -03 2017

 ---- On Sun, 19 Mar 2017 23:17:37 -0300 Nenhum_de_Nos <matheus at eternamente.info> wrote ----
 > concordo em gênero, número e grau. Até acho que as fabricantes de automóveis deveriam entregar os carros e demais veículos com uma limitação em 80km/h. Não deveriam passar disso, por medida de segurança e garantia da integridade do motorista!!
 >
 > Vai dizer que motorista sabe o que faz?? Não !!
 >
 > Quem sabe mesmo é quem fornece!!
 >
 > ¬¬

Interessante, não tinha percebido que acidentes causados por excesso de velocidade afetavam a integridade das fábricas de automóveis, e que uma vez que isso ocorre, há prejuízo direto e imediato para os demais veículos que já estão circulando nas ruas.

Desligando o sarcasmo...

Sua analogia não se aplica. O bloqueio das portas não é para garantir integridade do assinante que resolveu rodar um servidor web ou sei lá o quê, é para garantir a integridade da rede e da continuidade da prestação dos serviços por meio dela. Acho que ninguém aqui quer se tornar em cria de China Telecom e doar banda para botnets. Há outras formas, mas esse bloqueio é a mais eficiente e prática, menos propensa a falha humana, como no caso de esquecer de alterar portas padrão e/ou credenciais de acesso de equipamentos com IP público. Em IPv6 isso se aplica ainda mais, com tudo quanto é tranqueira (que com certeza vai ter segurança precária como a de câmeras IP que protagonizaram grandes DDoS ano passado) que o assinante conectar na rede recebendo IP público.