[GTER] Proibição de franquia

Raul Bartolamei raul at desbrava.com.br
Tue Jun 27 14:56:09 -03 2017

Um dos poucos comentários sensatos que li nessa discussão...

Parabéns... Forçaram demais comparar Reino Unido com o Brasil...

Raul Bartolamei
Desbrava Internet
49-3323-9394
Enviado via iPhone

Le 27 juin 2017 à 14:23, Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br> a écrit :

É fácil criticar o serviço quando se compara o serviço prestado no Brasil
com relação a outros paises, só que esquecem de alguns detalhes.
Passar rede no Reino Unido é igual a passar rede apenas no estado de São
Paulo.
Equiparavel ao Brasil apenas o EUA, China e India tem proporções geografica
e qualidade na prestação do serviço de telecomunicações com muitas
ressalvas.
EUA é polo tecnologico mundial e foi onde teve inicio a proliferação de
redes metropolitanas, 20 anos antes, tem um PIB 4 vezes maior que o do
Brasil e estrutura governamental e legislativa bem diferente da nossa,
assim como praticas de mercado não aceitas aqui no Brasil.
Na China e na India não tenho conhecimento para opnar, mais para os dois
paises que sozinhos detem quase 40% da população humana é provavel que o
serviço só seja bom nos grandes centros ou cidades com mais de 1 Milhão de
habitantes, alguém conhece a realidade desses paises para opnar ?

Em resumo, não queiram comparar o serviços das Teles Brasileiras, onde em
um KM de fibra passada irá atender somente 40 clientes com a realidade de
regiões onde um unico KM de fibra pode vir a atender 1000 clientes e o
custo para lancamento desse KM de fibra serão elevados, considera que o
fulto de equipamentos e cabos no Brasil são muito mais frequentes que nos
paises em comparação.
Outro detalhe, será que as teles do Reino Unido iria esticar uma backbone
até a Russia e ainda continuaria a cobrar os mesmos valores que eles
praticam no Reuno Unido, aqui no Brasil as teles tem que abordar a região
Norte, são mais de 2000KM entre o maior PTT do Brasil e Manaus ou Belem, a
RNP que é uma rede publica governamental tem dificuldades de abordar a
região norte com largura de banda significativa, e mesmo que as teles vão
obtendo clientes ao longo do caminho o custo de manutenção de uma base de
apoio operacional aumento o custo operacional daquela extensão de rede.

AS teles do Brasil investe, o problema é que a dimensão das redes das
operadoras no Brasil são enormes e o retorno pelo custo operacional não
equivale ao do EUA ou outros Paises, eles podem investir massivamente nas
regiões de grande densidade populacional e esquecer o restante e perder a
concessão ou simplesmente tentam abater o investimento em regiões de menor
densidade populacional usando outro modos de prospecção de receita nas
regiões de maior densidade populacional.

O Governo só está interferindo por que a maior pacela da população será
lesada com o modelo de negocio sobre franquias, não por que o lance de
franquias são ruins mais por que as franquias proposta pelas teles são
ridiculas demais, garanto que se as franquias ficassem na cada de 1TB/mês
com velocidade média de 10Mb/s  há R$80,00 ou mesmo 5TB/mês com velocidade
de 100Mb/s seriam só os heavy user que estariam reclamando.

Att.

:UNI><BSD:
Paulo Henrique.
Fone: (21) 37089388.