[GTER] Proibição de franquia

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jun 26 11:16:06 -03 2017

Em 26/06/2017 10:15, Roberto Alcântara escreveu:
> Irrestrito não existe em nenhum lugar do mundo.
>
> Não sei de onde saiu essa sua definição mas, pelo menos nos dicionários que
> uso [1][2], "irrestrito" não é usado na descrição de Capitalismo. É
> absolutamente comum que o governo atue na economia no sentido de proteger e
> regular os seus mercados. A forma como isso é feito e o nível de
> interferência é que variam substancialmente pelo mundo.

Roberto. Eu posso citar sua primeira fonte para corroborar a minha:

    "obedecendo aos princípios da propriedade privada, _da competição
    livre_ e do lucro,"

Quando se fala em competição livre, significa que eu poderia abrir
competição sem nenhuma restrição. Note que a semântica é a mesma de
liberdade de comércio.

Digamos que eu quisesse abrir uma MEI, contratar um link da Embratel e
estabelecer contrato de serviços de acesso à Internet para meus vizinhos
da mesma quadra, sem usar as vias públicas. Se isso for possível, sem
restrições de qualquer natureza, então isso seria um pequeno exemplo de
capitalismo. Seria uma espécie de ilha capitalista.

Se o mesmo conceito fosse aplicado em larga escala, sem restrições de
uso das vias públicas, então você teria um sistema econômico
genuinamente capitalista.