[GTER] Proibição de franquia

Marcelo Terres mhterres at gmail.com
Sat Jun 24 17:32:16 -03 2017

> O problema todo começou quando as grandes operadoras surgiram como isso
> puramente com o intuito de aumentar o faturamento sem ter que fazer
> investimentos, afinal as franquias oferecidas em cada plano são irrisórias
> claramente em um modelo que forcaria o usuário fazer o que ele já faz na
> móvel, ou seja, comprar pacotes de dados adicionais para não ficar sem
> Internet em casa ou na empresa.

Como sempre, vende um servico inferior, por um preco baixo, nao
investe, a rede nao aguenta, aih nao investe, implemnta franquia pq o
usuario nao precisa de tanta banda assim neh?

Pensamento tupiniquim e digno dos empresarios que veem o Brasil como a
republica das bananas, onde tudo podem fazer sem arcar com as
consequencias.

> Essas mesmas operadoras foram instadas diversas vezes a mostrar aonde estava
> a escassez que justificasse a aplicação das franquias e nunca sequer
> mostraram coisa alguma, demonstrando que a escassez é puramente artificial.

Exato. A escassez vem da falta de investimento. Na pratica eles querem
continuar lucrando cada vez mais sem investir um centavo, pq, veja
bem, o brasileiro nao precisa de 100Mb de banda neh? O que eles estao
pensando querendo assistir Netflix 4k...

> Enquanto posavam de coitadinhos e distribuíram dividendos record para suas
> matrizes e tendo ótimos resultados na bolsa para os compradores de suas
> acoes. Nisso os pequenos e médios provedores entraram na onda, esses sim um
> pouco mais afetados por "possíveis" heavy-users talvez vendo naquilo uma
> vaga esperança adiar investimentos.

Bola de neve...

> Assim como muita gente ja citou por aqui, também não gosto nada quando o
> Estado se mete nesse tipo de coisa, desde que o mercado seja verdadeiramente
> auto-regulavel e haja competição e opção. Não ha !

Exato, isso nao existe no Brasil.

> Isso não nasceu como uma necessidade dos provedores regionais mas sim meia
> duzia de grandes telecoms com um intenção bem clara: remunerar melhor os
> acionistas.

$$$

> E por ter sido assim eu acredito que se deva colocar logo uma pa de cal em
> cima e se proibir esse desejo escuso das teles. E se isso custar uma
> diminuição da velocidade entregue ao usuário que assim seja. Fica ate mais
> justo para a expectativa e capacidade do usuário Brasileiro entender isso
> por enquanto.

Eh melhor ser livre e sem franquias, pois soh assim as teles vao se
obrigar a investir parte do grande lucro que tem. De outra forma, o
brasileiro medio vai ter que se contentar com internet 10Mbps pela
proxima decada, na contramao das demais nacoes.