[GTER] Proibição de franquia

César Kallas cesarkallas at avancar.eng.br
Fri Jun 23 08:56:25 -03 2017

Franquia é um caminho sem volta, acredito que a lei será aprovada e entrará
em vigor logo.

A questão que fica: Será bom ou ruim para o usuário final?

Há várias perspectivas a analisar:

- Garantia de banda (pós eliminação da franquia)
- Compartilhamento do ponto (famoso gato) x FTTH
- Aumentou ou diminuição da oferta de mega velocidades (>100M)

Acredito EU, que a franquia foi benéfica pro usuário, visto que
possibilitou os provedores/operadoras venderam um produto superior
(velocidades maiores) a um custo irrisório, já que o controle do
compartilhamento ficou na franquia de dados.

Exemplo: Hoje vendemos 100M real, entregue e comprovado ao valor de R$
99,90, mas com franquia de 100G, redução 10M. Não há como atuar no mercado
com esse plano sem franquia, imagine a bagunça que irá virar no quesito
compartilhamento. Sendo assim, o que vai restar é vender planos de 10M pelo
mesmo valor dos 100M, sem franquia e sem redução.

Att