[GTER] Google detalha novo algoritmo de congestão TCP

Douglas Caetano dos Santos douglascs at taghos.com.br
Fri Jul 28 11:23:26 -03 2017

Oi Lucas,

On 27-07-2017 16:02, Lucas Willian Bocchi wrote:
> Imagine um protocolo como sendo um carro, e ele é. Carrega coisas. Agora,
> esqueça a noção de carro que temos hoje com 4 rodas. Imagine que o carro
> fosse, sei lá, uma caixa que fosse arrastada com uma esteira. Em toda a
> estrada que você tivesse que passar, teria que ter uma esteira (movida por
> motor, água, sei lá o quê), mas a mecânica teria que ser a mesma: o carro
> pra funcionar precisa de uma esteira. O que o povo fez foi pegar uma caixa
> que precisa de uma esteira pra se mover e colocaram puxador, cavalo pra
> arrastar a caixa, e assim por diante.

Por qual razão tu vê o BBR como apenas um puxador numa caixa? Uma ou outra
característica talvez possa ser considerada meia-boca, mas quase tudo é muito
bem pensado.

Nessa tua analogia, o BBR não seria um puxador, mas apenas um controle mais
esperto de quando colocar mais caixas nessa esteira.

Além disso, o BBR busca resolver uma série de problemas, e não apenas ser "mais
rápido". Exemplos são o bufferbloat (buffers gigantes que causam aumento de
latência), shallow buffers (buffers pequenos demais, que causam perdas de
pacotes esporádicas não devidas a congestionamento, o que causa sinalização
incorreta pros controles de congestionamento com base na perda de pacotes) e
redes sem fio (onde ocorre perda de pacote por causa do meio físico, não por
congestionamento).

Pode-se dizer que o BBR faz um aproveitamento da rede muito melhor que os demais
controles de congestionamento num caso geral. Óbvio que haverá casos específicos
que o BBR não serve, aqui mesmo tivemos problemas com ele, mas no geral tende a
ser um controle muito mais inteligente e robusto. Precisa, sim, de melhorias,
mas é um grande avanço frente ao que vinha sendo utilizado até então.

Abraço!
Douglas.