[GTER] Google detalha novo algoritmo de congestão TCP

Douglas Caetano dos Santos douglascs at taghos.com.br
Thu Jul 27 14:50:05 -03 2017

Wellington,

On 26-07-2017 17:01, Wellington Almeida wrote:
> Que adianta protocolo "mias rápido" se há 30 km do centro de são paulo você
> mal consegue ter 5 mega de velocidade via rádio ?
> 3g e 4g sofríveis e com planos que mais parecem uma piada... como a Tim que
> tem planos de 50 megas de franquia... me pergunto o que vc faz com 50 megas
> hoje em dia.. envia 3 fotos ? Cabos podres, velocidades de 100 mega com
> garantia de apenas 3... e por ai vai..

Exatamente por causa desse tipo de problema (dentre outros) é que esse novo
controle de congestão foi feito. O TCP original não consegue agir corretamente
em situações como as que temos hoje, como por exemplo redes sem fio (e não
apenas por problemas de equipamentos ruins, mas também porque redes sem fio têm
problemas intrínsecos devido à física da propagação de sinais) ou situações
"piadas" que tu descreves. (E eu concordo que muito disso tudo só pode ser
"piada" mesmo, ainda que eu já não consiga mais rir de nada disso.)

Em resumo, a solução de um problema não impede a solução de outro. Ou seja, não
adianta criticar a criação de um novo protocolo se essa reclamação não leva à
solução do outro problema reclamado. Esse novo protocolo é MUITO bem vindo para
solucionar inúmeros problemas existentes atualmente, talvez não observáveis por
todos os usuários de Internet.

Att.,
Douglas.