[GTER] Cloud que aceite vmware

Flavio Rescia Dias flavioresciadias at gmail.com
Fri Jan 20 15:49:30 -02 2017

Israel,

Discordando um pouco do que você disse, acredito que em alguns casos o
serviço da Bare Metal, como o contratado com os servidores Dedicados da
OVH, são mais adequado. Porém não acho que o uso de AWS só se aplique a
"coisinhas pequenas" com com orçamento infinito, há diversos casos de
aplicações onde o uso de AWS sai mais baixo mesmo se compararmos "hardware
por hardware" e sem falar dos custos implícitos, seguem alguns deles:

   - *Uso de muito variável:* Com OVH por exemplo, você mesmo disse que
   multiplica por 5 sua capacidade computacional, porém se você tem um
   ambiente que é 6x maior em alguns períodos do dia, mês, ou ano, sua conta
   fecharia melhor com AWS/Azure/Google Cloud pois com bare metal você
   precisaria ter 100% do necessário e ainda subtrair contingência, e margem
   para o que não for previsto, e não estamos falando de ambientes pequenos;
   - *Alto Processamento:* Você precisaria compra servidores físicos muito
   grande, enquanto com EC2 o custo "a grosso modo" é o mesmo se você tiver  1
   instância com 1vCPU por 2 horas ou 2 com 1vCPU por 2 horas. Além disse é
   possível o uso de instâncias Spot o diminui muito o custo ;
   - *Curto Tempo de Deploy:* Quando você trabalha em ambientes que
   precisam subir estruturas novas em questão de minutos, não conheço um
   fornecedor que faça mais rápido que a OVH, mas isso depende do estoque
   deles e pode levar dias.

Eu entendi o que você quis dizer e não acho AWS barato, só acho que existem
outros cenário que AWS/Azure/Google Cloud cai bem.

Flávio Rescia Dias