[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Mon Jan 16 16:20:06 -02 2017

Pessoal,

Liberalismo tem a ver com DIMINUIÇÃO DO PODER E DA INTERVENÇÃO que o Estado
tem sobre nossas vidas como um todo.
Criar mais leis ou regras, mesmo que essas sejam para "supostamente" dar
mais liberdade ao mercado é um paradoxo. Digo supostamente, pois sei que na
prática essa nova regra não será utilizada de boa fé por aqueles que
realmente dominam o mercado. E com toda certeza os menores seguirão a
tendência, seja por oportunismo em um primeiro momento e em seguida por
pressão vinda da concorrência. Ou vocês se esqueceram que os grandes são
fornecedores dos pequenos?

Isso que estamos discutindo trata-se de um conceito básico de economia.
Aumente a oferta de determinado produto e automaticamente os preços irão
diminuir. Faça o contrario e adivinha só o que acontecerá?
Realmente, vocês acham que racionar ou dificultar o acesso a dados irá
melhorar os custos/preços? A demanda tem crescimento exponencial e vocês
estão querendo racionar. Pensem em todas as camadas da cadeia de
fornecimento desse mercado. Você vende para seu cliente mas também compra
de alguém maior que você. Serio mesmo que vc acredita que o preço que vc
paga por Megabit diminuirá se houver racionamento na camada inferior? Em um
primeiro momento você até verá sua margem melhorar, mas ai vem o efeito
borboleta e adivinha só? Seu fornecedor não vai querer ficar com a fatia
menor dos lucros.

Parem de se enganar, deixem o imediatismo de lado, parem de andar pra trás!
Pensar assim é retrocesso.

Você pode até ter a melhor das intenções e sensatez ao defender a aprovação
dessa nova regra. E acredito sim que a chance, de você utiliza-la da
maneira mais justa possível beneficiando seus clientes, é bem grande. Mas
você acredita mesmo que seu vizinho e fornecedores irão fazer o mesmo?

E não adianta usarem o argumento de que o cliente será livre pra ir para o
concorrente caso a operadora grande passe a impor uma franquia injusta.
Vocês sabem que os provedores pequenos não ameaçam as grandes. E elas sabem
disso melhor que vocês e com toda certeza não estão nem ligando para os
pequenos. Na verdade elas enxergam os provedores pequenos apenas como
clientes de ticket alto. Na estratégia deles, vender link para os
provedores pequenos é como terceirizar o trabalho sujo. Empresa grande quer
pescar o peixe grande, as sardinhas eles deixam pra gente.

Minha opinião em relação a essa nova regra é que obviamente querendo
instituir/legalizar a prática de OVERSELLING. E aqueles que estão apoiando
essa barbaridade está sendo oportunista demais pra enxergarem que estão
cavando a própria cova.

Dados não são pedras preciosas! E jamais desejo que um dia isso se torne um
fato.

Grande abraço a todos.