[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Raul Bartolamei raul at desbrava.com.br
Mon Jan 16 14:41:53 -02 2017


Fred, 

Depende da concorrência… a GVT quando entrou na minha cidade não quis saber de onde compro link e qual o custo… fez valores similares a Curitiba…


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Raul Bartolamei
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049-3323-9394
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> Em 16 de jan de 2017, à(s) 13:28, Fred Pedrisa <pedrisa at hyperfilter.com> escreveu:
> 
> Olá, Raul.
> 
> Entenda que, os clientes dessa região pagam mais caro no serviço por essa razão também. Ou vai me dizer que praticam os preços de são paulo no interior do Amazonas ? :)
> 
> Portanto, nada muda, pois no final das contas o consumidor já está pagando por isso...
> 
> 
> On 16/01/2017 11:25, Raul Bartolamei wrote:
>> Netflix mais perto daqui esta em Porto Alegre… continua sendo bem longe mais de 600km… e o link bem caro para chegar ate la… imagino para um provedor q está no interior do Amazonas…
>> 
>> Reduz custo so pro pessoal muito perto…
>> 
>> 
>> 
>> ===================
>> Raul Bartolamei
>> www.desbrava.com.br
>> raul at desbrava.com.br
>> 049-3323-9394
>> ===================
>> 
>> 
>>> Em 16 de jan de 2017, à(s) 11:12, Fred Pedrisa <pedrisa at hyperfilter.com> escreveu:
>>> 
>>> O pessoal se esquece dos PTTs e dos Agreements que existem pra reduzir custos, sem contar que a maior parte do trafego da rede vem dos gigantes como netflix, google, youtube, facebook e outros e justamente esses fazem parte dos PTTs... Portanto como a maior parte do conteúdo dos usuários provem destas empresas e através do PTT, não acho justo a mudança que as operadores querem impor, sem contar os limites ridiculos.
>>> 
>>> Entendam que hoje, 50 Mbps, garante ao usuário cerca de 15TB/mês, e querem reduzir isso a meros 300 GB, chega a ser realmente vergonhoso tal proposta, até em países no naipe do Brasil onde esse limite é adotado, estamos falando de cerca de 1~2 TB/mês pelo menos e não somente 300 GB/mês.
>>> 
>>> 
>>> On 16/01/2017 11:02, Samyr Bechelane wrote:
>>>> Israel,
>>>> 
>>>> A clausula que, usando suas palavras, "proíbe o cliente de exceder
>>>> determinada quantidade de trafego", chama-se franquia.
>>>> 
>>>> Cliente que compartilha o acesso com os vizinhos (e até com o bairro
>>>> inteiro) é chamado de gatonet... não chamamos a Anatel por que não adianta
>>>> nada... eles não tem dinheiro pra abastecer os próprios veiculos (enquanto
>>>> abrem mão de multas milionárias).
>>>> 
>>>> E não, não somos livres para elaborar nosso próprios contratos.
>>>> 
>>>> Concordo com o Bruno quando ele fala que as limitações deveriam ter o mesmo
>>>> destaque nos anúncios quanto a velocidade.
>>>> 
>>>> E Kurt... realmente na maior parte do pais temos 1 ou 2 fornecedores de
>>>> transito e transporte... por isso que a maioria dos pequenos ISPs esta se
>>>> organizando e criando redes próprias (se incentivo do governo) para
>>>> resolver esse problema.
>>>> 
>>>> Se precisamos de métodos homologados para medir o uso, devemos brigar por
>>>> isso... o que eu não quero e ser obrigado a vender franquia (como foi
>>>> mencionado pelo kassab) ou ser obrigado a vender ilimitado... quero vender
>>>> da maneira que eu achar melhor e que compre o meu produto quem achar que
>>>> ele atende sua necessidade.
>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> 
>>>> Samyr M. M. Bechelane
>>>> Netcetera Telecomunicações Ltda
>>>> Fone: (31) 3615-4400 / (31) 98678-0880
>>>> AS262733
>>>> 
>>>> Em 15 de janeiro de 2017 18:43, Israel Ramos <israel.melo.ramos at gmail.com>
>>>> escreveu:
>>>> 
>>>>> Sergio,
>>>>> 
>>>>> Se é tão prejudicial pra você esses 20 clientes que excedem a franquia, por
>>>>> que ainda tem eles como clientes?
>>>>> Por que você não estipula nos contratos de fornecimento e na hora da venda
>>>>> uma cláusula que proíba o cliente de exceder determinada quantidade de
>>>>> trafego?
>>>>> Porque você não denuncia esses clientes para a Anatel?
>>>>> 
>>>>> Acredito que vc não faça isso porque é inteligente e sabe que afetaria suas
>>>>> vendas e a retenção de seus clientes.
>>>>> 
>>>>> O que temos que lembrar é que quando a gente negocia e estabelece um
>>>>> contrato devemos honra-lo. Se você vendeu seu serviço dizendo que iria
>>>>> entregar o direito de utilização por 30 dias um link com velocidade X, vc
>>>>> deve entregar exatamente isso. Não interessa como e para qual propósito o
>>>>> cliente vá consumir o serviço. Desde que respeite o contrato.
>>>>> 
>>>>> Vc é livre pra escrever seus próprios contratos e também é livre pra
>>>>> negocia-los com seus clientes antes de assina-los. Mas uma vez assinado vc
>>>>> deve fazer sua parte em cumpri-lo.
>>>>> 
>>>>> Qual é o procedimento que vc executa quando um cliente desses excede a
>>>>> franquia? Você cobra pelo excedido, corta o acesso, reduz a velocidade ou
>>>>> rescinde? Qualquer que seja o procedimento está estipulado no contrato e é
>>>>> informado ao cliente na hora da venda? Havendo clareza durante a venda
>>>>> existirão clientes que aceitarão e outros não. Isso é negocio, vc não é
>>>>> obrigado a vender pra quem não os aceite.
>>>>> 
>>>>> Mais uma vez, você é livre pra elaborar seus contratos e negócios.
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> On Sun, 15 Jan 2017 at 17:31 Sergio Ferreira <sergio at wgo.com.br> wrote:
>>>>> 
>>>>>> Kurt,
>>>>>> 
>>>>>>      Você está generalizando. No nosso caso temos a franquia apenas como
>>>>>> mecanismo para controlar usuários que utilizam a velocidade contratada
>>>>>> 100% do tempo e que na maioria das vezes compartilham o acesso com
>>>>>> vizinhos.
>>>>>> 
>>>>>>      Quando se calcula valor de banda larga, espera-se que o usuário
>>>>>> também utilize o circuito como tal e não como um link dedicado.
>>>>>> 
>>>>>>      Quanto custa 1Mbps para o provedor comprar ?   ( para mim fica mais
>>>>>> de R$ 30,00 por Mbps )
>>>>>> 
>>>>>>      Quanto o usuário paga por 1 Mbps no plano de banda larga ?  ( para
>>>>>> o meu usuário está na faixa de R$ 10,00 por Mbps )
>>>>>> 
>>>>>>      Se olhar por esse lado, se fizer as contas, verá que a franquia é o
>>>>>> mecanismo mais eficiente para permitir altas velocidades aliadas a
>>>>>> baixos preços. Não existe milagre.
>>>>>> 
>>>>>>      Apenas como referência, 1Mbps dedicado aqui na região é
>>>>>> comercializado por R$ 200,00 +-
>>>>>> 
>>>>>>      No mais, se eu conseguisse perder todos os meus usuários que
>>>>>> excedem a franquia, seria um homem muito mais feliz. No meu caso estou
>>>>>> falando de uns 20 clientes os outros 20.000 clientes agradeceriam.
>>>>>> 
>>>>>> Sérgio Ferreira
>>>>>> WGO Telecom
>>>>>>> Kurt Kraut <mailto:listas at kurtkraut.net>
>>>>>>> 15 de janeiro de 2017 13:43pelo Postbox
>>>>>>> <
>>>>>> https://www.postbox-inc.com/?utm_source=email&utm_medium=
>>>>> sumlink&utm_campaign=reach
>>>>>>> Aos senhores que trabalham e/ou possuem ISPs e estão defendendo o
>>>>> limite
>>>>>>> por franquia,
>>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> Vocês acham que seus fornecedores ficarão de braços cruzados vendo
>>>>> vocês
>>>>>>> artificialmente elevarem o custo do que vocês compram deles e revendem
>>>>> ao
>>>>>>> cliente final? Eles vão querer fazer parte da dança também. Pense com
>>>>>>> carinho como seria se seu fornecedor de trânsito, seu fornecedor de
>>>>>>> transporte até o IX.br de São Paulo e seu fornecedor de cross connect
>>>>>>> passasse a cobrar por **além da velocidade** do circuito como hoje já
>>>>>>> cobram, um custo pelo GB trafegado, exatamente assim como você deseja
>>>>>>> fazer
>>>>>>> com seus clientes.
>>>>>>> 
>>>>>>> Acha mesmo que há espaço para os dois modelos coexistirem? Você tem
>>>>>>> mais de
>>>>>>> 2 opções de trânsito IP na sua cidade? Mais de 2 opções de transporte
>>>>>>> até o
>>>>>>> IX.br? E se os 2 fornecedores da sua cidade resolverem cobrar por
>>>>>> franquia
>>>>>>> trânsito/transporte?
>>>>>>> 
>>>>>>> Não tenham a ilusão que seu cliente que paga hoje R$80, por conta da
>>>>>>> franquia passará a pagar R$120. Quando acabar os R$80, ele vai ficar
>>>>> sem
>>>>>>> internet mesmo. Visitei em 2016 um desses ISPs que pegou frequência
>>>>>>> licenciada para vender acesso LTE fixo. Era final do mês e o uso do
>>>>>>> trânsito deles não passava de 30% da capacidade instalada. Quando
>>>>>>> perguntei
>>>>>>> o porquê recebi a seguinte resposta:
>>>>>>> 
>>>>>>> - "Está em final de mês, pessoal está sem grana para comprar tráfego e
>>>>>>> voltar a navegar."
>>>>>>> 
>>>>>>> As famílias e empresas não pagarão mais pelo serviço, vão fazer é
>>>>>>> racionamento do uso do serviço. E vão aprender conviver mais sem
>>>>>>> utilizar a
>>>>>>> internet. Vão voltar a usar televendas (telefone) em detrimento do
>>>>>>> e-commerce, para dar somente um exemplo.
>>>>>>> 
>>>>>>> Você já não tem enorme desgaste com seus clientes dizendo que a
>>>>>> velocidade
>>>>>>> do SpeedTest não bate, que você não está entregando a velocidade
>>>>>>> contratada? Está pronto com um batalhão de atendentes para além de
>>>>>>> responder questionamentos de velocidade, passar a ter contestação de
>>>>>>> fatura
>>>>>>> de cliente que diz ter trafegou 48GB enquanto sua fatura veio 50GB?
>>>>> Estão
>>>>>>> prontos para esse caos?
>>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> Tem certeza que isso seria bom para o nosso mercado? Tomem cuidado,
>>>>>>> pois ao
>>>>>>> cobrar seus clientes por tráfego, vocês estão furando o casco do navio
>>>>> em
>>>>>>> que todos nós estamos.
>>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> Abraços,
>>>>>>> 
>>>>>>> 
>>>>>>> Kurt Kraut
>>>>>>> 
>>>>>>> Em 14 de janeiro de 2017 23:09, Andrio Prestes Jasper
>>>>>>> <mascaraapj at gmail.com>
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>>>>>> Enviado por Postbox
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