[GTER] RES: Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Sun Jan 15 13:43:02 -02 2017

Aos senhores que trabalham e/ou possuem ISPs e estão defendendo o limite
por franquia,

Vocês acham que seus fornecedores ficarão de braços cruzados vendo vocês
artificialmente elevarem o custo do que vocês compram deles e revendem ao
cliente final? Eles vão querer fazer parte da dança também. Pense com
carinho como seria se seu fornecedor de trânsito, seu fornecedor de
transporte até o IX.br de São Paulo e seu fornecedor de cross connect
passasse a cobrar por **além da velocidade** do circuito como hoje já
cobram, um custo pelo GB trafegado, exatamente assim como você deseja fazer
com seus clientes.

Acha mesmo que há espaço para os dois modelos coexistirem? Você tem mais de
2 opções de trânsito IP na sua cidade? Mais de 2 opções de transporte até o
IX.br? E se os 2 fornecedores da sua cidade resolverem cobrar por franquia
trânsito/transporte?

Não tenham a ilusão que seu cliente que paga hoje R$80, por conta da
franquia passará a pagar R$120. Quando acabar os R$80, ele vai ficar sem
internet mesmo. Visitei em 2016 um desses ISPs que pegou frequência
licenciada para vender acesso LTE fixo. Era final do mês e o uso do
trânsito deles não passava de 30% da capacidade instalada. Quando perguntei
o porquê recebi a seguinte resposta:

- "Está em final de mês, pessoal está sem grana para comprar tráfego e
voltar a navegar."

As famílias e empresas não pagarão mais pelo serviço, vão fazer é
racionamento do uso do serviço. E vão aprender conviver mais sem utilizar a
internet. Vão voltar a usar televendas (telefone) em detrimento do
e-commerce, para dar somente um exemplo.

Você já não tem enorme desgaste com seus clientes dizendo que a velocidade
do SpeedTest não bate, que você não está entregando a velocidade
contratada? Está pronto com um batalhão de atendentes para além de
responder questionamentos de velocidade, passar a ter contestação de fatura
de cliente que diz ter trafegou 48GB enquanto sua fatura veio 50GB? Estão
prontos para esse caos?

Tem certeza que isso seria bom para o nosso mercado? Tomem cuidado, pois ao
cobrar seus clientes por tráfego, vocês estão furando o casco do navio em
que todos nós estamos.

Abraços,

Kurt Kraut