[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Fri Jan 13 18:18:18 -02 2017


Em sex, 13 de jan de 2017 às 16:09, Samyr Bechelane <samyrmmb at gmail.com>
escreveu:

> Roberto,
>
> se minha operadora me dar opção de franquia, cobrança por uso ou link full
> ilimitado e me cobrar um preço justo para cada produto vou optar pelo que
> me atender melhor.

Agora, você afirmar que não é justo uma empresa pagar o mesmo que o

provedor por causa de perfil de uso diferente vai contra todo o discurso,
> se o produto que essas empresas estão comprando é o mesmo o preço deve ser
> o mesmo, não acha?
>
> t+
>
> Samyr M. M. Bechelane
> Netcetera Telecomunicações Ltda
> Fone: (31) 3615-4400 / (31) 98678-0880
> AS262733
>

O produto não é o mesmo. Você compra o "link dedicado" com o mesmo SLA, mas
o seu perfil de consumo é diferente do dele. Não tenha dúvida que a sua
operadora vai diferenciar, afinal você provedor consome *muito* mais.

*Provedor vai ser o heavy user,  o cliente que  ninguém quer -
especialmente os pequenos, que compram pouco e mantém sempre no talo o
link, para maximizar o uso.  *

E que fique claro:  Eu nem sou contra franquia p/ contratações p/ empresas.
Neste cenário teremos, a priori, pessoas que conhecem e sabem dimensionar
as necessidades nas duas pontas.

O problema da dupla limitação (velocidade e franquia) para o **usuário
residencial** é que ninguém mostrou uma forma que permita o usuário leigo
mensurar a sua necessidade.  E no Brasil é obrigação DE QUEM VENDE deixar
claro p/ o consumidor o que está sendo vendido.

Com o perfil de tráfego que existe atualmente na Internet, não existe como
um usuário leigo comprar de forma instruída o seu pacote. Um médico, um
jornalista, ou minha mãe, sabe a diferença entre comprar 5 ou 20Mbit/s. É
fácil de explicar a diferença. Franquia não.

Se ele comprar uma TV nova e o Netflix começar a usar 4k, a franquia dele
vai pro espaço e ele nem sabe o que foi. Você não pode querer que a minha
avó saiba se o Netflix está em 4k, 1080i  ou 720p - NENHUM USUÁRIO tem
obrigação de saber que raios é isso.  E o código de defesa do consumidor
deixa claro que:

1. Saber disso *NÃO é obrigação do consumidor; quem VENDE tem que deixar
claro o que está vendendo*, de forma inteligível para todos os potenciais
compradores.

2. O vendedor não pode induzir o consumidor a consumir mais ou informar de
forma imprecisa o que está vendendo.

Isso é completamente diferente de energia elétrica. É totalmente previsível
o consumo mensal de energia de uma residência. E, se necessário,
matematicamente precisa a forma de calcular este consumo, considerando os
seus eletrodomésticos. E mais importante de tudo: *os medidores são
certificados por um terceiro confiável ! *

Se alguém conseguir mostrar uma forma que seja justa e precisa de vender um
plano com franquia para a minha mãe, de forma que ela escolha o que melhor
a atende SEM SER ENGANADA e garanta que a medição está aferida e justa,
talvez eu mude de opinião. E, claro, mais barato do que o atual, sem
franquia, né?  Afinal é uma limitação que não existia, não faz sentido ser
nem o mesmo preço...  :)


sds,
   - Roberto




> Em 13 de janeiro de 2017 15:41, Roberto Alcântara <roberto at eletronica.org>
> escreveu:
>
> > Nada contra. Mas não reclame quando a sua operadora de trânsito resolver
> > fazer o mesmo.
> >
> > Troque o seu prédio por POP e o que você chama de mais rápido por
> Gigabit e
> > o seu raciocínio vale para sua operadora estabelecer a política de preços
> > dela também.
> >
> > Afinal, não é justo uma empresa comercial com link dedicado pagar o mesmo
> > que um provedor pela mesma velocidade, já que o perfil de uso é bem
> > diferente. A empresa consome muito menos, quase tudo em horário
> > comercial...
> >
> > Se eu estivesse ainda dentro do provedor estaria olhando para os dois
> lado.
> >
> > sds,
> >    - Roberto
> >
> >
> > Em sex, 13 de jan de 2017 às 12:48, Samyr Bechelane <samyrmmb at gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Quando vendíamos bandas mais baixas, 1 ou 2 mega, não me preocupava com
> > > franquias... em um prédio com 10 apertamentos tínhamos uns 6 ou 7
> > clientes.
> > >
> > > Hoje, com planos mais rápidos, 10, 20, 50 mega... no mesmo prédio
> temos 2
> > > clientes... o resto sabe a senha do wifi dos 2 que pagam ( se é que
> eles
> > > pagam sozinhos)... no meu pondo de vista o problema é cultural...
> alguém
> > > tem que pagar a conta e a franquia é uma forma de inibir esse
> > > compartilhamento.
> > >
> > > No meu ponto de vista estamos discutindo a coisa errada... sempre vai
> > > existir demanda pra todo produto... quem usa pouco quer e deve pagar
> > > pouco... quem usa muito tem que pagar mais caro sim... nada mais
> justo. A
> > > conta tem que fechar.
> > >
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