[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

Israel Ramos israel.melo.ramos at gmail.com
Fri Jan 13 16:27:01 -02 2017

Na empresa que trabalho possuímos dois links dedicados de 20Mb de
operadoras diferentes. Possuímos dois somente por questões de redundância.
Toda a telefonia, servidores de e-mail e aplicações dependem da operação
desses links. Na região que estamos é comum haver rompimento de fibras na
rua.
Possuímos cerca de 140 máquinas de usuários e uns 15 servidores. Os 20Mb/s
nos atendem super bem.
Internet pra empresa é coisa séria e critica. Se cair ficamos
incomunicáveis e a empresa simplesmente para.
Pagamos caríssimo por cada link e acho justo devido a garantia de SLA e a
garantia de banda. Pagamos mensalmente o total de R$ 4.000,00 pelos dois
links. Repito, acho um valor justo dado a criticidade.

Em minha casa no interior de São Paulo possuo um link de 100Mb (Vivo)
pagando 200 reais mensais. Possuo mais outro link no apartamento em São
Paulo de 35Mb (NET) pagando 230 reais. E acho um absurdo os preços do
planos residenciais. A qualidade de conexão do link da NET é um lixo. Em
Horário de pico a rede fica extremamente congestionada e a latência vai lá
nas alturas.

Como é possível um link de 20Mb na empresa atender 150 maquinas
tranquilamente e em casa com link de 100Mb muitas vezes eu sofrer
utilizando sozinho?

Será mesmo que a culpa do congestionamento é o usuário, ou seria a
operadora que vende o que não consegue entregar?

Mais uma vez eu pergunto: Botar limite vai melhorar a qualidade?