[GTER] Linux 40Gbit

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Feb 19 23:38:44 -03 2017

> Vai do tempo disponível pra montar e da experiência de quem esta montando,
> eu com o não tenho tempo maia pra estudar muito e reinventar a roda, cabe
> melhor no bolso da empresa um juniper com o falaram e outro que esta me
> chamando a atenção são os Huawei da serie NE.
>
> Uso muito feeebsd, Jah fiz testes com netmap, eh ótimo, mais comparar o
> tempo para implementar uma solução dessas vs uma caixa pronta eh desleal.

O problema é que os fabricantes de caixas prontas precisaram lançar
produtos que fossem mais acessíveis para pequenos, mas que não
canibalizassem  os produtos que eles já enviam para redes maiores. A saída
que a Juniper usou foi de ter um plano de dados tão performático quanto o
da família maior, mas com um plano de controle muito limitado. Isso levou
aos Juniper MX5/10/20/40/80/104, que apesar de ter excelente capacidade de
forwarding, mesmo se necessário fazendo ACLs, mas tem tempo de convergência
mais alto, sensibilidade a excesso de pacotes chegando à CPU etc.

Assim, quem só tem como comprar um Juniper dessa faixa e não um MX
240/480/960, não tem uma decisão tão clara quanto a soft-router x roteador
pronto, pois apesar do plano de dados de um soft-router ser bem mais fraco,
o plano de controle pode ser um Xeon E7 v4 bem parrudo.

Rubens