[GTER] Esgotamento Endereços IPv4

Ricardo Patara patara at registro.br
Fri Feb 17 16:27:19 -02 2017

Ola Fernando,

> - Existem 16 x /8 marcados pela IANA como "Future Use" (Do 240/8 até 255/8)
> - (ou até o 254/8 se quiser excluir o último). Segundo a explicação que me
> foi passada (e peço desculpas se estou reproduzindo errado) esses endereços
> não são sequer encaminhados por muitos vendors de roteadores, uma questão
> de firmware no meu entendimento.
> O IETF preza pela interoperabilidade o que é natural e justo, mas não
> valeria a pena trabalhar em cima da possibilidade de se utilizar esse
> espaço todo desperdiçado para distribuir aos RIRs ? Estamos falando de 16 x
> [...]

de fato não é pouca coisa e para não repetir o que já foi bem apontado
por outros, gostaria somente de agregar que essa sua preocupação também
foi de outros que propuseram utilizar esse range do class-e

e inclusive fizeram testes em diversos sistemas operacionais e equipamentos.

infelizmente os desenvolvedores assumiram no seu tempo que qualquer
endereço nesse range deveria ser tratado como inválido.

portanto, os testes indicaram que não dava para usar esses endereços

fizeram então um estudo para determinar o tempo que levaria... e a
conclusão foi que não valeria a pena.

no que vale mais investir, implementar ipv6 ou arrumar uma coisa "velha"
que daria uma folga e não resolveria o problema principal

> [...]
> no congelador é no mínimo estranho.
> O que dizem nos forums de discussão mais adequados a respeito ?
>
> - A outra questão é talvez um pouco mais política e um nó mais difícil de
> desatar. As instituições Americanas que possuem /8's e obviamente jamais
> utilizarão todos esse endereçamento (com exceção talvez de Telecoms), mas
> uma Universidade ou um órgão do Governo não utilizarão.
> Eles alegam ser direito adquirido, mas já se tentou colocar essa discussão
> na mesa de maneira mais séria para recuperar nem que seja 1/4 ou metade

sim, essa discussão já ocorreu nos fóruns do arin, por exemplo.
é acalorada e não se chegou a nenhuma posição "positiva".

e novamente, o espaço total que se possa recuperar, dará no máximo um
"alívio" e não resolve o problema.

e aqui vale destacar que algumas organizações nos EUA devolver seus /8s.
uma delas, devolveu vários /8 em troca de blocos IPv6 para suas redes.

> Por fim faço uma última ponderação: talvez no interesse de não se atrasar
> ainda mais a disseminação do IPv6 exista alguma resistência para se avançar
> nesses dois cenários citados acima.

acho que existem sim resistências "técnicas" naturais em cada caso, mas
acima de tudo é um balanço do esforço para resolver um problema, mas
sabemos que nenhuma delas resolve o problema... somente posterga a
chegada do "trem ao muro". ele vai chegar queiramos ou não :-)

[]s

   Ricardo Patara