[GTER] Esgotamento Endereços IPv4

Antonio Torres antonio.torres at vsat.com.br
Fri Feb 17 16:54:41 -02 2017

> [...]
> Subject: Re: [GTER] Esgotamento Endereços IPv4
> Date: 17 February 2017 14:50:53 GMT-2
> To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br <mailto:gter at eng.registro.br>>

> esses blocos estão acima da faixa de multicast {224..239}/8 e correspondem à antiga Classe-E. Equipamentos que tenham reminiscências das classes de endereços IPv4 podem realmente não rotear para endereços da Classe-E.
>
> Falando em endereços específicos para multicast em IPv4, alguém ainda usa multicast em IPv4 com esses endereços (Classe-D)?

Todos os operadores de IPTV que conheço… e a maioria sem seguir nenhuma RFC (3171, 2635 …)

> não é pouca coisa mas também não é muita. só servirá para prolongar a agonia.

> A mesma observação valeria para os endereços da antiga Classe-D, que suponho - posso estar equivocado - que não estejam sendo usados para sua finalidade original: multicast.

Roteadores/switches tratam esses endereços de maneira especial (alguém lembra daquela mágica do multicast de mapear L3 em L2 ?) o que torna muito difícil usar essas “classes” sem ser para multicast.

> -- Danton

Abraços

Antonio Torres