[GTER] Esgotamento Endereços IPv4

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Feb 17 14:50:53 -02 2017

On Fri, 17 Feb 2017, Fernando Frediani wrote:

> Patara, bom dia.
>
> Mata uma curiosidade minha, alias, duas, que apesar de ja ter procurado e
> perguntado em outros forums e oportunidades ainda não tenho um
> esclarecimento claro:
>
> - Existem 16 x /8 marcados pela IANA como "Future Use" (Do 240/8 até 255/8)
> - (ou até o 254/8 se quiser excluir o último). Segundo a explicação que me
> foi passada (e peço desculpas se estou reproduzindo errado) esses endereços
> não são sequer encaminhados por muitos vendors de roteadores, uma questão
> de firmware no meu entendimento.

esses blocos estão acima da faixa de multicast {224..239}/8 e correspondem
à antiga Classe-E. Equipamentos que tenham reminiscências das classes de
endereços IPv4 podem realmente não rotear para endereços da Classe-E.

Falando em endereços específicos para multicast em IPv4, alguém ainda usa
multicast em IPv4 com esses endereços (Classe-D)?

> O IETF preza pela interoperabilidade o que é natural e justo, mas não
> valeria a pena trabalhar em cima da possibilidade de se utilizar esse
> espaço todo desperdiçado para distribuir aos RIRs ? Estamos falando de 16 x
> /8. Não é pouca coisa !

não é pouca coisa mas também não é muita. só servirá para prolongar a
agonia.

> Independente de quanto tempo mais isso irá durar, ver 16 x /8 continuarem
> no congelador é no mínimo estranho.
> O que dizem nos forums de discussão mais adequados a respeito ?

A mesma observação valeria para os endereços da antiga Classe-D, que
suponho - posso estar equivocado - que não estejam sendo usados para sua
finalidade original: multicast.

-- Danton