[GTER] Esgotamento Endereços IPv4

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 17 17:18:26 -02 2017

> Pô Rubens. Dispositivo IoT não merece mais ficar recebendo IPv4 público no
> atual cenário de escassez.
> Se alguém justificar pedido de alocação IPv4 para usar com dispositivo IoT
> tem que ouvir aquela frase do Faustão: "Errrrou".

Um problema de não usar IPs públicos é que se fica armazenando muito estado
em dispositivos intermediários... a Internet cresceu apoiada em uma
arquitetura de estados armazenados nos endpoints. Eu não tenho problema
algum em IoT sem IP público, mas precisa ver o quanto isso escala ou se
vamos ter que reaproveitar os CGNAT 444 para esse tipo de aplicação.

Rubens