[GTER] RES: RES: Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sun Aug 27 13:16:25 -03 2017

Queria deixar aqui uma contribuição sobre maneiras de se facilitar a
interconexão entre Sistemas Autônomos mesmo em cidades aonde não exista
um IX Regional.

Superada aquela fase do: "Ahh mas se eu me interconectar com o meu
concorrente vou estar ajudando ele" e escolhido um local para hospedar o
switch, mesmo quando ha a vontade de se conectar alguns possam pensar
que pela expectativa e trafego a ser trocado não vale a pena nem o custo
dos rádios ou da fibra disponibilizados para essa interconexão.

Porem muitas cidades de porte médio já é uma realidade que muitos
provedores possuem fibras se cruzando em varias partes da cidade e
principalmente passando em frente ao PoP/HQ do outro e que boa parte
dessas fibras sejam redes xPON. Por que não utilizar um ponto dessa rede
PON para se interconectar (sim é possível passar mais do que a Vlan do
PPPoE na OLT !) ? Dessa forma o custo é simplesmente o de ativar um cliente.

O dia que a quantidade de trafego justificar e que o negocio tomar mais
corpo o natural é dedicar uma fibra para isso, mas no meio tempo já da
pra começar a um custo bem baixo sem onerar ninguém.

Fernando