[GTER] RES: RES: Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Renan Menezes renanitmanager at gmail.com
Mon Aug 21 22:28:32 -03 2017

Vou lhes contar parcialmente a história do PTT Palmas (IX Palmas) que ainda
não está sobre a gestão do NIC.BR, mas estamos tendo muitas orientações do
mesmo.

Iniciamos com um Switch modesto, um EdgeSwitch_ES-12F DS.

Montamos um sistema que permitia que os 6 provedores regionais entrassem
para fazer peering e compartilharmos o servidor GGC, atualmente estamos
crescendo, atualmente estamos com 13 (Chegando mais 2 em 30 dias).

Verifico que com quase 4 mêses de luta para CDNs há uma questão muito
falada pelas empresas dos CDNs, o jeitinho brasileiro de fazer política.

Houve casos relatados por eles que um provedor pedia o CDN em nome próprio
dizendo que iria colocar o CDN no PTT e que os consumos de energia e link
seriam rateados, no fim a criatura dona do provedor simplesmente pegou o
equipamento e colocou dentro da própria estrutura e bloqueou os outros AS
de fazerem consultas ao mesmo.

Voltando aqui no meu Caso do IX Palmas, criamos uma política simples pra
troca de tráfego e ainda estamos com uma estrutura bem modesta, porém
estamos engajados em trazer para dentro do PTT a Rede Metropolitana que
interliga diversos órgãos educacionais e também a Rede Estadual, com isto
estamos fomentando uma coisa essencial para a Internet, acordos de troca de
tráfego e informações.

Já pessoalmente falei com diversos órgãos para que eles possam entrar via
rede metropolitana, inclusive a tal rede chega a ter picos de 162Mbps o que
é muito pouco e ainda não é ligada ao nosso PTT.

Estou tentando unir projetos aqui no estado para que cada projeto auxilie o
outro.

Nosso "modelo de negócio" é conexão peering a custos bem baixos e CDNs por
consumo (Se o participante quiser fechar CDN, o que não é obrigatório
possui preços bem baixos).

Antes do nosso PTT existir as latências entre os clientes dos provedores
distintos chegavam a absurdos 130ms ou mais. Atualmente 5ms. No momento
estamos focando em todos os fornecedores de conteúdo locais, como
Secretaria da Fazenda, municipais e estaduais, órgãos de justiça e
e-cidadania no geral, somos agora 10AS e crescendo.

Imagina como é mais fácil falar para as prestadoras aqui de minha região
que se elas se conectarem ao PTT poderão ter acesso às secretarias da
fazenda e tribunais do Estado do Tocantins Inteiro? Ainda não é uma
realidade, mas estamos caminhando a passos modestos, mas firmes.

O resultado do PTT foi incrível a ponto de quanto alguns clientes vão
testar velocidade de vazão o sistema até reconhece o do outro provedor como
melhor, tráfego de redes P2P não estão mais inundando a rede e até questões
de segurança estão se mostrando melhores.

Então, acho que antes de qualquer coisa precisamos fazer a conscientização
dos Poderes Público para que também fomentem nas suas licitações a
exigência de troca de tráfego com PTTs ao invés de exigirem que as
prestadoras por exemplo tenham ligações diretas com 2 ASN Internacionais e
2 ASN Nacionais.

Estamos vendo o tráfego no PTT Palmas crescer, e foi bem quando a maioria
dos ASN pequenos decidiram se unir para realmente fazer dar certo, e todos
estão ganhando. Ainda temos muitas picuinhas e ranzinzices, mas na ponta do
papel é muito mais barato comprar o Peering do CDN no PTT Local do que ir
buscar em outra cidades.

Então é isto, recomendo que vocês comessem a mover-se de forma que hajam
políticas Municipais e Estaduais que corroborem com os PTTs regionais, só
aí vocês já vão ganhar um grande parceiro.

Unam-se enquanto provedores para criar uma entidade neutra para gestão do
PTT enquanto não der para entregar ao NIC.BR.

O pessoal do NIC.BR sempre auxilia com soluções e inúmeros materiais, tanto
que atualmente aqui temos um BIRD 1.6.3 com as mesmas regras de filtragem
adotadas no PTT RJ e SP em breve em todas.

É preciso vontade, mas antes de qualquer coisa, precisamos fazer acordos.

Uma ótima noite a todos!

Espero ter contribuído com esta questão.