[GTER] RES: RES: Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Mon Aug 21 17:45:58 -03 2017

Tecnicamente concordo, mais financeiramente quando se tem que pagar
transporte tanto para SP quanto para o IX do estado, e o custo para o
transporte até o IX-SP é menor. Como podemos justificar isso para a
parte comercial?

Em 2017-08-21 17:16, Raul Bartolamei via gter escreveu:

> [...]
> sempre conseguem acesso aos CDNs de maneira mais fácil, já que muitas vezes
> quem tem o conteúdo busca o provedores, e não o contrário. No caso dos
> provedores pequenos, sempre é mais complicado e estes, por sua vez,
> precisam fazer um esforço grande para buscar o conteúdo, o que hoje está em
> SP, para oferecer uma qualidade melhor aos seus assinantes.
>
> Tiago
>
> Em 21 de agosto de 2017 11:48, Rafael Stein <rafaelpstein at gmail.com>
> escreveu:
>
> Compartilhar CDN com o Pix? E o custo do transito para abastecer a CDN

 CDNs...

> O que pode ser arranjado em Fortaleza também. Toda operadora
 internacional

> que está em SP pode estar em Fortaleza.
 Poder estar não significa já estar.

> de
 SP ?

> Se for enxergar assim, o OpenCDN também é um desincentivo ao IX-SP.
 O OpenCDN apenas equilibra a conta de incentivos... desincentivos
seria por exemplo passar a negar novos participantes no IX-SP a não
ser que eles já estivessem conectados ao IX-CE.

> latência para os  > clientes sendo atendidos, não, pois apenas o
> estado de SP tem 40% de  > participação em quase todo atividade
> econômica do país, Internet incluída.
>
> Do nível da Bahia para cima, toda essa região está mais próxima a
> Fortaleza do que SP.

A região litorânea da Bahia é exatamente o fiel da balança entre Rio e
Fortaleza; se se mostrar mais prático que a infra-estrutura de lá se
conecte ao Rio, e é isso que ainda acontece, Rio tende a prevalecer.
Mas se acontecer o contrário, aí Fortaleza será "imparável". Mas se
você olhar o mapa da Eletronet, vai notar que o aceso à Salvador
(aparece como "Matatu") ainda é um ramal sem redundância.

Mesmo que não vá ter a mesma quantidade de demanda que SP, não quer
dizer

> que não faça sentido. Se isso representar 20% do que vem de SP (mais
> de 500Gbps), já é um ganho enorme.
 Esse é um jogo quadrático (procure por lei de Metcalfe); assim, um IX
que tem 20% do número de "eyeballs" tem 4% da atratividade.

> pela  > Venezuela.
>
> Mas boa parte ainda deve vir por backbones nacionais, não?
 Não há nada que possa ser chamado de boa parte. Cada região lá vem de
um jeito por um caminho.

> Eletronorte/etc. > Eletronet (ou qualquer outra) > IX-CE. Me parece
> simples. Alguém "de peso" só tem que convencer Eletronet e demais
> operadoras a verem interesse no transporte para Fortaleza. Com isso,
 adesão

> de participantes gerará mais adesões de participantes.
 Esse alguém de peso já existe: chama-se demanda. Todas essas
operadoras são agentes econômicos que sabem fazer contas.

> No fim, IX-SP e IX-CE teriam tudo quanto é conteúdo e conectividade
> internacional, enquanto os demais IX teriam CDN (OpenCDN...) e
> conectividade mais regional. Penso que se há uma tendência tão
> grande por centralizar tráfego nas bordas do país, que não se gaste
> energia indo contra isso, mas sim para organizar de forma inteligente.

> Cinturão  > Digital. Mas quando se vai para outros estados do NE,
> ainda falta.
>
> Mas isso também é problema para conectar no IX-SP. Se podem
> construir
 rede

> para chegar em um backbone que leve a São Paulo, por que não podem
> fazer

> mesmo para Fortaleza? Tem Eletronet e o backbone óptico que segue a
> Ferrovia Norte-Sul em todos estados do Nordeste.

Assim como em cada cidade do país há uma placa de estrada escrito "São
Paulo", em fibras ópticas há uma convergência similar... quanto à
Eletronet, me conte no IX Fórum em Dezembro em que cidades ela estará
naquela época.

> datacenter  > + conexão ao IX local + trânsitos internacionais.
> Hoje, Agosto de
 2017,

> fechar um  > pacote.
>
> Ascenty + conexão óptica que, se não me engano, eles fizeram ao
> IX-CE + Level 3 e tudo quanto é empresa que também está em SP.
> NIC.br poderia incentivar a Ascenty a ser PIX...
 A Ascenty já declarou publicamente que vai ser PIX no IX-CE. Mas se
ela não enxergasse interesse, não ia adiantar alguém incentivá-la...
não vivemos em uma economia planejada em que alguém diz para os outros
o que fazer e onde fazer.

O IX-CE aliás já tem um incentivador, pequeno é verdade, de não ter
mensalidades do IX.br, enquanto o de SP já tem e o RJ vai ter em
breve...