[GTER] Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 21 05:25:27 -03 2017

>  ---- On Sun, 20 Aug 2017 21:45:40 -0300 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>
> wrote ----
>  > Essa outra localidade já existe: Rio de Janeiro. Inclusive lá há
>  > fornecedores de conteúdo que só estão lá, como a Globo.com que só tem
>  > datacenters lá, e só transmite de SP conteúdo específico, em geral de
>  > grandes eventos.
>
> Deslocar 350Km não me parece mudar grandes coisas. Continua tudo
> centralizado em um raio de menos de 500Km ali, que é bem pouco considerando
> o tamanho do país.

Se você fizer um mapa ponderado de população, o Rio é exatamente o próximo
cluster.
Quanto ao tamanho do país, mesmo incluindo a região NE a maior parte da
parte habitada do país fica a poucos km do litoral.

>  > A interconexão internacional pesa muito também no custo para as CDNs...
>  > então elas precisam de bons fornecedores de trânsito.
>
> O que pode ser arranjado em Fortaleza também. Toda operadora internacional
> que está em SP pode estar em Fortaleza.

Poder estar não significa já estar.

>  > O que exatamente você sugere que não envolva desincentivos ao IX de SP ?
>
> Se for enxergar assim, o OpenCDN também é um desincentivo ao IX-SP.

O OpenCDN apenas equilibra a conta de incentivos... desincentivos seria por
exemplo passar a negar novos participantes no IX-SP a não ser que eles já
estivessem conectados ao IX-CE.

>  > Com menor latência de trânsito, sim. Mas quando se compara latência
> para os
>  > clientes sendo atendidos, não, pois apenas o estado de SP tem 40% de
>  > participação em quase todo atividade econômica do país, Internet
> incluída.
>
> Do nível da Bahia para cima, toda essa região está mais próxima a
> Fortaleza do que SP.

A região litorânea da Bahia é exatamente o fiel da balança entre Rio e
Fortaleza; se se mostrar mais prático que a infra-estrutura de lá se
conecte ao Rio, e é isso que ainda acontece, Rio tende a prevalecer. Mas se
acontecer o contrário, aí Fortaleza será "imparável". Mas se você olhar o
mapa da Eletronet, vai notar que o aceso à Salvador (aparece como "Matatu")
ainda é um ramal sem redundância.

Mesmo que não vá ter a mesma quantidade de demanda que SP, não quer dizer
> que não faça sentido. Se isso representar 20% do que vem de SP (mais de
> 500Gbps), já é um ganho enorme.

Esse é um jogo quadrático (procure por lei de Metcalfe); assim, um IX que
tem 20% do número de "eyeballs" tem 4% da atratividade.

>  > O Norte e Nordeste tem problemas também para chegar em Fortaleza...
>  > especialmente o Norte, onde há estados onde o único caminho é pela
>  > Venezuela.
>
> Mas boa parte ainda deve vir por backbones nacionais, não?

Não há nada que possa ser chamado de boa parte. Cada região lá vem de um
jeito por um caminho.

> Eletronorte/etc. > Eletronet (ou qualquer outra) > IX-CE. Me parece
> simples. Alguém "de peso" só tem que convencer Eletronet e demais
> operadoras a verem interesse no transporte para Fortaleza. Com isso, adesão
> de participantes gerará mais adesões de participantes.

Esse alguém de peso já existe: chama-se demanda. Todas essas operadoras são
agentes econômicos que sabem fazer contas.

> [...]
> centralizar tráfego nas bordas do país, que não se gaste energia indo
> contra isso, mas sim para organizar de forma inteligente.
>

>  > O Ceará é um dos melhores estados em redes terrestres, graças ao
> Cinturão
>  > Digital. Mas quando se vai para outros estados do NE, ainda falta.
>
> Mas isso também é problema para conectar no IX-SP. Se podem construir rede
> para chegar em um backbone que leve a São Paulo, por que não podem fazer o
> mesmo para Fortaleza? Tem Eletronet e o backbone óptico que segue a
> Ferrovia Norte-Sul em todos estados do Nordeste.

Assim como em cada cidade do país há uma placa de estrada escrito "São
Paulo", em fibras ópticas há uma convergência similar... quanto à
Eletronet, me conte no IX Fórum em Dezembro em que cidades ela estará
naquela época.

>  > Hoje é tão difícil quanto ou mais, por falta de um bom conjunto
> datacenter
>  > + conexão ao IX local + trânsitos internacionais. Hoje, Agosto de 2017,
>  > isso necessita de diversos serviços de último milha local para se
> fechar um
>  > pacote.
>
> Ascenty + conexão óptica que, se não me engano, eles fizeram ao IX-CE +
> Level 3 e tudo quanto é empresa que também está em SP.
> NIC.br poderia incentivar a Ascenty a ser PIX...

A Ascenty já declarou publicamente que vai ser PIX no IX-CE. Mas se ela não
enxergasse interesse, não ia adiantar alguém incentivá-la... não vivemos em
uma economia planejada em que alguém diz para os outros o que fazer e onde
fazer.

O IX-CE aliás já tem um incentivador, pequeno é verdade, de não ter
mensalidades do IX.br, enquanto o de SP já tem e o RJ vai ter em breve...

Rubens