[GTER] Descentralização do IX.br: distribuir entre IX-SP e IX-CE

Tiago SR listas at tiagosr.com
Sun Aug 20 23:27:18 -03 2017

 ---- On Sun, 20 Aug 2017 21:45:40 -0300 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> wrote ----
 > Essa outra localidade já existe: Rio de Janeiro. Inclusive lá há
 > fornecedores de conteúdo que só estão lá, como a Globo.com que só tem
 > datacenters lá, e só transmite de SP conteúdo específico, em geral de
 > grandes eventos.

Deslocar 350Km não me parece mudar grandes coisas. Continua tudo centralizado em um raio de menos de 500Km ali, que é bem pouco considerando o tamanho do país.

 > A interconexão internacional pesa muito também no custo para as CDNs...
 > então elas precisam de bons fornecedores de trânsito.

O que pode ser arranjado em Fortaleza também. Toda operadora internacional que está em SP pode estar em Fortaleza.

 > O que exatamente você sugere que não envolva desincentivos ao IX de SP ?

Se for enxergar assim, o OpenCDN também é um desincentivo ao IX-SP.

 > Com menor latência de trânsito, sim. Mas quando se compara latência para os
 > clientes sendo atendidos, não, pois apenas o estado de SP tem 40% de
 > participação em quase todo atividade econômica do país, Internet incluída.

Do nível da Bahia para cima, toda essa região está mais próxima a Fortaleza do que SP. Mesmo que não vá ter a mesma quantidade de demanda que SP, não quer dizer que não faça sentido. Se isso representar 20% do que vem de SP (mais de 500Gbps), já é um ganho enorme.

 > O Norte e Nordeste tem problemas também para chegar em Fortaleza...
 > especialmente o Norte, onde há estados onde o único caminho é pela
 > Venezuela.

Mas boa parte ainda deve vir por backbones nacionais, não?
Eletronorte/etc. > Eletronet (ou qualquer outra) > IX-CE. Me parece simples. Alguém "de peso" só tem que convencer Eletronet e demais operadoras a verem interesse no transporte para Fortaleza. Com isso, adesão de participantes gerará mais adesões de participantes.

No fim, IX-SP e IX-CE teriam tudo quanto é conteúdo e conectividade internacional, enquanto os demais IX teriam CDN (OpenCDN...) e conectividade mais regional. Penso que se há uma tendência tão grande por centralizar tráfego nas bordas do país, que não se gaste energia indo contra isso, mas sim para organizar de forma inteligente.

 > O Ceará é um dos melhores estados em redes terrestres, graças ao Cinturão
 > Digital. Mas quando se vai para outros estados do NE, ainda falta.

Mas isso também é problema para conectar no IX-SP. Se podem construir rede para chegar em um backbone que leve a São Paulo, por que não podem fazer o mesmo para Fortaleza? Tem Eletronet e o backbone óptico que segue a Ferrovia Norte-Sul em todos estados do Nordeste.

 > Hoje é tão difícil quanto ou mais, por falta de um bom conjunto datacenter
 > + conexão ao IX local + trânsitos internacionais. Hoje, Agosto de 2017,
 > isso necessita de diversos serviços de último milha local para se fechar um
 > pacote.

Ascenty + conexão óptica que, se não me engano, eles fizeram ao IX-CE + Level 3 e tudo quanto é empresa que também está em SP.
NIC.br poderia incentivar a Ascenty a ser PIX...