[GTER] Era uma vez um /8...

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri Apr 21 17:11:28 -03 2017

On Thu, 20 Apr 2017, Carlos M. Martinez wrote:
> El interés en “llevarse” espacio de la región es menor, porque no hay.
> Tenemos mucho mas para ganar.

Respeito sua opinião, mas não concordo com a mesma.

Acredito que a região iria perder espaço alocado pelas mesmas razões
geo-políticas que levaram o LACNIC a ter conquistado uma fração pequena
do total do espaço IPv4 alocável -- mesmo descontando o espaço legado --
enquanto ainda havia estoque na IANA.

É fato que o LACNIC cresceu menos que RIPE e APNIC.  Considero que,
pelos mesmos motivos que impediram no passado o igual crescimento entre
LACNIC, AfriNIC, RIPE e APNIC, as alocações de IPv4 iriam "embora" aos
poucos do LACNIC para ARIN/RIPE/APNIC se assim fosse permitido.

Existem outros motivos para minha posição, mas estamos divergindo demais
do tópico da GTER e não vou me alongar.

> Además, el peor de los escenarios es el cual donde las transferencias
> ocurren igual, por fuera del registro.

Transferências "por fora do registro" de recursos do LACNIC são um risco
jurídico por muitos motivos.  De qualquer forma, os recursos seriam
recuperados à força pelo LACNIC ou por uma das NIRs (NIC.br/NIC.mx) uma
vez descoberto que houve tal transferência.

Nada disso se aplica ao 18.0.0.0/8, é claro.  Não estou julgando o que o
MIT fez, ou as políticas da ARIN.  Lá a realidade é bem outra.

--
  Henrique Holschuh