[GTER] The end of the unencrypted Internet

Tiago SR listas at tiagosr.com
Fri Sep 23 20:06:42 -03 2016

 ---- On Thu, 22 Sep 2016 23:16:08 -0300 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> wrote ----
 > Numa fusão qual é a primeira coisa que se corta? Empregos.

Claro, a empresa é obrigada a manter funcionários redundantes?
É típico da esquerda achar que alguém tem a obrigação de sustentar o outro (formar vagabundos). Sem ofensas.
Já basta o Estado fazendo isso, o que tem que acabar.

Um funcionário permanece contratado pelo valor de seu trabalho (utilidade dele para a empresa), não por se esforçar e automaticamente merecer um emprego, meritocracia não existe: http://www.ilisp.org/artigos/a-meritocracia-nao-existe-o-que-existe-e-o-merito-de-atender-melhor-as-outras-pessoas/

---- On Thu, 22 Sep 2016 21:21:15 -0300 Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br> wrote ----
 > porque quebra a AUTENTICAÇÃO fim-a-fim. não só do servidor para o cliente
 > como do cliente para o servidor, caso menos comum, mas usado em sites de
 > alta segurança. SSL/TLS tem DUAS funções: sigilo e autenticidade. se fosse
 > só sigilo, era suficiente usar chaves pública/privada e não certificados
 > assinados por terceira parte confiável (a CA).

O sistema de caching pode implementar técnicas para garantir o sigilo e autenticidade e até disponibilizar o código que trata disso abertamente para quem quiser ter certeza, verificar e comprovar.
Tanto o cliente, quanto o provedor de acesso e o provedor de conteúdo teriam certeza de que essas características da comunicação estão sendo garantidas...

O fim é o mesmo, apenas os métodos mudam. Qual o problema?
Está defendendo o sigilo e autenticidade ou o uso de SSL/TLS?

 > são completamente diferentes disso porque não fuçam dentro do payload dos
 > datagramas que roteiam ou chaveiam.

Que diferença faz olhar nos cabeçalhos de um protocolo de camada 2 e/ou 3 e olhar nos cabeçalhos de um outro de camada 4 e/ou 7?
O payload seria então o body das mensagens HTTP (no caso desse protocolo), mas que eu saiba, sistema nenhum de caching precisa "fuçar" nisso.

 > de jeito nenhum ao executar uma transação segura se pode abrir mão da
 > autenticidade dos participantes. isso invalidaria a transação ou a
 > tornaria questionável.

Mas e se, teoricamente, os participantes confiam no sistema de caching para garantir a autenticidade e o sigilo?

 > se em HTTP sem criptografia já é baixo, porque você acha que em HTTPS
 > seria muito melhor?

Ah, entendi agora. Você se refere ao fato do conteúdo trafegado em HTTP ser muito variado e dinâmico, por isso quase nunca é requisitado o mesmo que está armazenado?
Se for... bom, é melhor ter HIT, mesmo que pouco, em HTTP e HTTPS, do que apenas em HTTP, não? hehehehe
Além disso, acredito que os algoritmos de HIT de alguns sistemas de caching são mal feitos. Técnicas fracas...

 > nós estamos falando de web e o idioma da web é http(s). não vejo onde mais
 > cache transparente poderia ser útil pois na maior parte dos protocolos o
 > conteúdo é altamente imprevisível. algum exemplo para esclarecer?

Vou dar exemplo com base no que a Taghos diz que o Hyper faz:
- streaming ao vivo (apenas 1 cliente baixando e outros assistindo do cache)
- torrent
- FTP (boa parte de ISOs e atualizações de distribuições Linux vêm por FTP ainda)

 > a questão é o hit ratio, sim, porque baixo hit ratio significa que o cache
 > mais atrapalha do que ajuda.
 >
 > continuo a acreditar que cache é um animal em extinção. hit ratio baixo,
 > servindo exclusivamente em texto claro e com conteúdo estático. por outro
 > lado banda e peering estão cada vez mais baratos. é muito pouco ganho para
 > justificar a dor de cabeça que ele causa.

Você está com a mente muito focada em SP, Sul e Triângulo de MG, região Sul e RJ.
No restante do Brasil praticamente ninguém vê esse preço mais barato de peering e banda, não sem construir uma rede bem longa e cara ou contratar transporte a preços que tornam o trânsito/peering bem mais caros (melhor contratar localmente nos preços altos de lá).

 ---- On Fri, 23 Sep 2016 14:13:09 -0300 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> wrote ----
 > A corrupção é intrínseca ao gênero humano independente da ideologia (bem, talvez não na Frota Estelar), não ha novidade ai
 > O que dói é achar que apenas um grupo detém o monopólio da corrupção enquanto se esconde tudo o que o outro grupo faz. Esse macarthismo está destruindo nosso país

Então se a corrupção é intrínseca, melhor deixar ela continuar solta, não combatê-la nem dificultá-la, certo?
Parece aquela conversa de que a corrupção já existia antes do PT, e por isso ele não é culpado de nada, kkkkkkkk.

Estado grande é a melhor forma de fomentar e sustentar a corrupção. Minimaliza ele!

---- On Fri, 23 Sep 2016 18:29:15 -0300 Flavio Rescia Dias <flavioresciadias at gmail.com> wrote ----
 > Resumo para quem não leu tudo:
 >
 > Tiago adora fazer caching, e queria arrumar um método cachear sempre que
 > possível.

Será?
Ou será que estou levantando essa discussão toda apenas para trazer ao público argumentos fortes contra o caching, a fim de servirem de argumentos para seu fim?
Você decide, hahahahaha.

 > Flávio aprendeu muito de leis e politica, perdeu o medo do Tiago e acredita
 > que quem decide se o conteúdo pode ou não ser cacheado são os donos dele,
 > se criptografou quis dizer que não quer esse beneficio.

Não, não perca o medo, ele te impede de enfrentar o perigo insano, uahahahahaha.

Se criptografou pode ser por ter sido levado pela modinha. Tem gente colocando SSL/TLS até para servidor que só entrega conteúdo estático. Pensa na burrice...