[GTER] CONCENTRADOR PPPoE CISCO 3925-K9

Victor Hugo Rebollo de Moura victorhugormoura at gmail.com
Thu Sep 1 10:00:55 -03 2016

Maior problema da CCR é se você pendura uma grande quantidade de cliente
sem apenas uma interface fisica fazendo apenas um PPPoE server, isso
aumenta muito a carga de apenas um core.

Um segundo problema grave é quando cai uns 100 cliente ao mesmo tempo, se
você tem 1000 pendurado, mesmo em varias interfaces físicas, VLANs com
vários PPPoE server, a CCR vai a 100% em todos os cores e acaba derrubando
todos os outros 900 clientes.

Já um servidor com XEON com muitos núcleos de threads diminuiu bem esse
problema, pois a arquitetura x86 é mais inteligente, um problema é a o alto
custo de interfaces (de qualidade) e a compatibilidade com SFP+.

Um bom cenário (que não consegui implementar) seria, duas placas Intel SFP+
ligados a 4 CRS226 com 10Gbps, com varias VLANs.

Fora o fato das placas SFP+, já tive excelente experiencia com duas placas
quad port da intel em um XEON com 2.5 com 6C 12T 4GB DDR3 ECC 1600Mhz.
Consegui 2000 pppoes, e até 500 clientes desconectando ao mesmo tempo não
afetava os outros, mais do que isso já sentia lentidão no conectados, acima
dos 1000 derrubava todos. Versão testada era a 6.20 (se não me falhe a
memória)

Obrigado.

No dia 31 de agosto de 2016 às 23:50, Márcio Elias Hahn do Nascimento <
marcio at sulonline.net> escreveu:

> Depende o perfil dos clientes, tenho casos de 2000 funcionando sem
> problemas....
>
> (no máááximo).
>
> A 1072 alguém já testou na prática para
> esta funcionalidade?
>
> ---
>
> Att
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
> (48)
> 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
> INOC-BR: 52977*100
> GERÊNCIA
> DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [2]
>
>  [2]

> [...]

*Victor Hugo R. Moura*

*Infinity TecnologiaAdm. de Redes e ServidoresCisco Certified Network
AssociateLinux Professional InstituteMikroTik RouterOS Solution*
*Network Security Consulting*

*+55 18 99653-5921 (WhatsApp)*
*+55 18 98179-7100*

*E-Mail 1: victorhugormoura at gmail.com <victorhugormoura at gmail.com>*
*(Skype)*
*E-Mail 2: victorh at grootha.com.br <victorh at grootha.com.br>*

*E-Mail 3: victorhugo at adastel.com.br <victorhugo at adastel.com.br>E-Mail 4:
victorhugo at rostelecom.com.br <victorhugo at rostelecom.com.br> **E-Mail
5: victorh at tvcsa.com.br <victorh at tvcsa.com.br>*
*E-Mail 6: victormoura at migonet.com.br <victormoura at migonet.com.br>*

*"Tudo é impossível até que se torne possível"*