[GTER] Soluções para a escassez de IPs públicos

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri May 6 09:30:28 -03 2016

Isso não é solicitação Judicial, IP-Echelon por hora > /dev/null

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700
- marcio at sulonline.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC -
Sul Internet [2]

 [2]

Em 06/05/2016 09:14, Raimundo Santos escreveu:

> Olá, Rubens!
>
> E no caso de receber uma afirmação, por exmeplo,
do IP-echelon dizendo que
> tal endereço da minha rede está lá baixando
filmes ou programas de alguma
> empresa ilegalmente, que respaldo terei
pra verificá-la se não guardar ao
> menos o IP destino?
>
> Exemplo:
>

> Se receber a mensagem: "seu endereço IP 10.10.10.10, com a porta
200,
> tentou acessar nosso IP 11.11.11.11, na porta 300", como vou ter
certeza
> que isso aconteceu na minha rede, se não guardar também o
11.11.11.11:300?

GMT-03:00 Bruno Vane <broonu at gmail.com>:

> [...]
que a porta origem do cliente seja registrada?
detalha o que o termo "aplicação" significa em termos de parâmetros IP e
TCP, mas isso certamente inclui IP destino, porta destino e payload como
campos que não podem ser guardados. Se a porta origem caracteriza ou não
aplicação é algo específico a uma arquitetura de rede; por exemplo, se
você configurar um NAT para que toda consulta à porta destino 80 seja
feita com porta origem 80, então a porta de origem está registrando a
aplicação, o que é indevido. Agora, se sua solução de NAT escolhe portas
ou em função quase aleatória ou em função do terminal de origem, a porta
de origem não está correlacionada à aplicação. Notar que o MCI ainda
precisa enfrentar o amadurecimento de cortes e órgãos policiais até que
uma pergunta como essa possa ser respondida taxativamente, mas é muito
provável que exceto em casos exóticos como citei acima que a porta
origem não enfrente óbice a ser registrada se e quando necessário, como
no caso de NAT. Rubens -- gter list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter [1]