[GTER] NET anuncia free hotspot Wi-Fi em roteador dos clientes

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Wed May 4 00:04:04 -03 2016

Pelo que me lembro a Free.fr na frança, foi instalando novos clientes, até
um dia que resolveu ligar uma chavinha e páah, ativou uns 2 milhões de
hotspots de uma só vez. Virou a maior cobertura WiFi da França do dia pra
noite,literalmente.

Se entrarem no site do ipass.com, vão ver que a França é a maior densidade
em hotspots da Europa, com mais de 13 milhoes de hotspots. Deve ser por
causa desses hotspots nas casas dos assinantes da Free.

Sobre a legalidade, não vejo problema algum. Quem está oferecendo o serviço
é a NET e não o usuário final. Elá já faz isso nas ruas aqui em SP.  Tem
vários Aironet 1550 outdoor espalhados pela cidade. Quem é assinante Claro
loga nestes hotspots e nem percebe. Eu só percebo quando meus dados param
de funcionar. É batata, só olhar no telefone e ele está conectado na rede
sem fio da Claro. Não funciona. Talvez parado debaixo do hotspot, funcione,
andando não funciona de jeito nenhum.

E sobre o consumo de banda de RF, também não vejo problema. As pessoas
moram em locais com pouca densidade de usuários visitantes conectados
normalmente. Com exceção de alguns prédios aqui em SP, perto de ruas
movimentadas. Quem mora nos primeiros andares corre o risco de servir um
monte de gente, mas em geral, não há nenhuma carga grande demais que não
possa ser carregada pelo router.

Mesma coisa sobre a separação. Todos aqui fazem hotspots e sabem que é
perfeitamente viável separar redes, vlans, etc. Que problema de segurança
pode haver? Outro SSID, outra vlan, outro DHCP server, outra rede, outro
range de ip, outra gerencia. A unica coisa comum é o router.

Se eu fosse a NET iria além e implantaria aquele modelo de SDN para WiFi.
Quando vc chega em qualquer hotspot da rede do provedor, seu celular se
conecta como se estivesse em casa. A rede cria o seu SSID virtualmente,
sempre que identifica seu aparelho, e seu telefone reconhece como estivesse
em casa, em qualquer outro hotspot. Eu vou achar o site da aplicação que
faz isso e mando aqui.

abs,