[GTER] oligopolio

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Mar 15 19:40:27 -03 2016

Heavy user é sempre um risco tanto pra operadora quanto pra provedor menor,
isso é fato. Ou alguem aqui acha que é um absurdo algum atores poder ter
esse risco ?

Na pratica o problema principal são aqueles "provedores de NAT" que
contratam links Residenciais e a única maneira legal de mitigar eles são de
fato as quotas de consumo.

Porém o conceito de Heavy user vem sendo 'expandido' ultimamente. Não é
dificil vermos por ai relatos do tipo:
"Pô eu vendo link de 5 Mbps e o cara usa toda a banda !"
Oi ?

Não tem muito segredo.

Heavy user é igual funcionário ruim. Mesmo que você se desfaça deles sempre
vão existir outros.
O trabalho da empresa é minimizar e escolhendo a estratégia, e nessa
escolha ela vai perder de um jeito ou de outro.

Seja com o estabelecimento de quotas de consumo e perda de potenciais
clientes que não gostam disso, seja com a liberaçao de quotas e com o
consumo acima do estimado por uma porcentagem de heavy users.

Fernando