[GTER] A quantas anda o ENUM?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Mar 9 17:50:16 -03 2016

On Wed, 9 Mar 2016, Frederico A C Neves wrote:

> Danton,
>
> O projeto atual da portabilidade utiliza outro modelo tecnológico e
> não acredito que o regulador/operadores tenham interesse de utilizar
> esta tecnologia aqui no Brasil.

concordo, Fred, mas o enum tem um outro uso muito interessante para quem
termina chamadas pela internet. imagine o cenário: dois provedores
terminam chamadas em VoIP para seus clientes. Cada um deles tem faixas de
números cedidos por suas operadoras da rede pública, se não tiverem eles
mesmos STFC. Quando um cliente de um deles disca para um cliente do outro,
normalmente a ligação se faz pela rede pública. vai do chamador até o
gateway VoIP pela internet, deste para a rede pública, até entrar no outro
gateway (do outro provedor), através da internet chegar até o terminal do
chamado.

entra o enum. antes de decidir fechar o circuito pela rede pública,
consulto o enum, pelo RR NAPTR. se der NXDOMAIN, caio no caso anterior e
fecho o caminho pela rede pública de telefonia, mas se receber uma regra
de transformação em uma URI sip:patati.patata, pode fechar o circuito
diretamente pela internet, sem passar pela rede pública, obviamente
economizando alguns trocados.

eu não sei quanto aos aspectos legais dessa manobra, mas veja que a coisa
ocorre totalmente dentro da internet.

-- Danton