[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

Thiago@BSD thiago.rocha at bsd.com.br
Sat Jul 30 19:03:20 -03 2016

> [...]
>
> Na cabeça de alguns eles pensam que 'é só fazer um programinha lá pra
> interceptar que resolve' e mais, que 'só não fazem por má vontade'.
> Também já ouvi pérolas como 'é só ligar um cabo lá na sede do WhatsApp que
> resolve'.
>
> Alguns defendem uma mudança estrutural para permitir a inserção de
> backdoors que permita ao Estado capturar qualquer informação que desejar.
> Polêmico esse.
>
> A única coisa que eu concordo é que se ainda há resistência em entregar os
> metadados ai sim cabe punição, pois isso eles não podem alegar que nâo

Pois é Fernando, por ocasião do 9/11 a NSA ganhou forma e fez o que fez.

Entretanto, a finalidade básica do WhatsApp é proporcionar um canal de comunicação ao público comum usuário de smartphones/internet... e não ser utilizado por militares ou empresas que transmitam informações altamente sigilosas.

O caso também é que isso não tem volta, e o futuro aponta mesmo na direção da criptografia fim-a-fim, a única saída (legal) é regulamentar com legislação específica (deixando bem claro no marco civil).