[GTER] MP estuda banir whatsapp e facebook

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Jul 30 09:44:07 -03 2016

Essa novela vai longe.

Recentememte tentei algumentar com gente do MP a respeito deste assunto,
mas eles simplesmente não desejam entender como funciona principalmente a
questão da criptografia fim a fim. É um esforço tremendo pra conseguir
explicar o básico.

Na cabeça de alguns eles pensam que 'é só fazer um programinha lá pra
interceptar que resolve' e mais, que 'só não fazem por má vontade'.
Também já ouvi pérolas como 'é só ligar um cabo lá na sede do WhatsApp que
resolve'.

Alguns defendem uma mudança estrutural para permitir a inserção de
backdoors que permita ao Estado capturar qualquer informação que desejar.
Polêmico esse.

A única coisa que eu concordo é que se ainda há resistência em entregar os
metadados ai sim cabe punição, pois isso eles não podem alegar que nâo
existe.

Fernando