[GTER] Concetrador BRAS Quais Estão utilizando?

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Tue Jul 26 23:35:39 -03 2016

Então Rafael, tudo certo?

Cara eu utilizei muito o MPD5 com
FreeBSD, mais te confesso que tive alguns percalços e por mais que eu
odeie dizer isso as CCR's foram um alívio.

Pode ser que não tenha
dimensionado bem o hardware para o que eu queria, que talvez tivesse que
ter dado mais uma polida nos sysctl da vida, enfim.

Funciona, mais a
comodidade das CCR's é realmente muito grande.

Aqui estamos colocando
1 CCR 1036 para uma média de 2000 clientes, balanceamento pelo próprio
protocolo, (quem responder primeiro fecha a sessão), pools de IP
centralizados.

Estou com OSPF rodando entre estas CCR's (já está nos
planos migrar para IBGP a publicação das rotas das conexões PPPoE).

funciona muito bem!

---

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento
(48)
8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA
DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [4]

 [4]

Em 26/07/2016 18:33,
Rafael Galdino escreveu:

> Boa Tarde pessoal.
>
> não sei se está
dentro das regras do gter, mas queria abrir uma discursão
> entre os
participantes.

> Concentrador PPPoe "BRAS"
>
> Hoje temos diversas
soluções de concentrador, o mais utilizado pela
> facilidade é o
RouterOS Mikrotik por conta de todo provedor ter um rs...

> acontece
que sabemos que a forma que o Mikrotik trabalha não gerencia bem o
> seu
corpo "Hardware".

> já vi cenários de 200 ppp-in, 500 ppp-in, mas
estou agora vendo clientes
> com: 4500 ppp-in outro com 8500 ppp-in, e
esse não vi mas o famoso falaram
> 13000 ppp-in.
>
> até 3000 já vi com
as CCR 1036, onde utilizando várias vlans ou interfaces
> pois quando
usa apenas uma interface parece que o sistema não gerencia bem
> e dar
uns bugs malucos.

> pois quando chegar nesse patamar acima de 2k ppp
acredito que seja
> interessante um juniper mx5, ou um cisco ASR1001 da
vida, ou até mesmo uma
> topologia com um arranjo de uns 2 3 4 ou até 10
CCR ligadas etc.. etc...

> porém vi que algumas empresas estão
utilizando o Vyos para concentrador
> ppp, e também o MPD5 no freebsd,
ou accel-PPP, etc.... mas não encontramos
> relatos verdadeiros como por
exemplo:
> uso MPD5 numa maquina dell X com Y de ram com W% de cpu, e
passando Z de
> banda...
>
> pois parece que é uma coisa OHHH dos
Consultores Pica das galaxias, enfim...

> alguém que utilize um
concentrador acima de 10k ppp, que consiga uma
> performance boa digamos
coisa de 20 a maxímo 40% de cpu, Sendo dual Stack,
> e uma quantidade de
banda compativel com essa quantidade de cliente?
> acredito que coisa de
1.5 a 2gb de link???

> tem um material inclusive em um gter que
participei do amigo Tiago que na
> época era de um provedor em Rio
Claro-SP, porém não executei ele por
> questão de tempo e pegar uma
maquina modéstia para testar fica ruim ter que
> mandar lá para a
Paraíba..... pois estou em Goiás.
> https://bsdmag.org/download/2896/
[1]

> alguém tem o cenário? podem compartilhar soluções ?

*Rafael Galdino*

telecomhttp://www.omni.net.br
> <http://www.omni.net.br [2]>*

Links: