[GTER] Concetrador BRAS Quais Estão utilizando?

Rafael Galdino sup.rafaelgaldino at gmail.com
Tue Jul 26 18:33:29 -03 2016

Boa Tarde pessoal.

não sei se está dentro das regras do gter, mas queria abrir uma discursão
entre os participantes.

Concentrador PPPoe  "BRAS"

Hoje temos diversas soluções de concentrador, o mais utilizado pela
facilidade é o RouterOS Mikrotik por conta de todo provedor ter um rs...

acontece que sabemos que a forma que o Mikrotik trabalha não gerencia bem o
seu corpo "Hardware".

já vi cenários de 200 ppp-in, 500 ppp-in, mas estou agora vendo clientes
com: 4500 ppp-in outro com 8500 ppp-in, e esse não vi mas o famoso falaram
13000 ppp-in.

até 3000 já vi com as CCR 1036, onde utilizando várias vlans ou interfaces
pois quando usa apenas uma interface parece que o sistema não gerencia bem
e dar uns bugs malucos.

pois quando chegar nesse patamar acima de 2k ppp acredito que seja
interessante um juniper mx5, ou um cisco ASR1001 da vida, ou até mesmo uma
topologia com um arranjo de uns 2 3 4 ou até 10 CCR ligadas etc.. etc...

porém vi que algumas empresas estão utilizando o Vyos para concentrador
ppp, e também o MPD5 no freebsd, ou accel-PPP, etc.... mas não encontramos
relatos verdadeiros como por exemplo:
uso MPD5 numa maquina dell X com Y de ram com W% de cpu, e passando Z de
banda...

pois parece que é uma coisa OHHH dos Consultores Pica das galaxias, enfim...

alguém que utilize um concentrador acima de 10k ppp, que consiga uma
performance boa digamos coisa de 20 a maxímo 40% de cpu, Sendo dual Stack,
e uma quantidade de banda compativel com essa quantidade de cliente?
acredito que coisa de 1.5 a 2gb de link???

tem um material inclusive em um gter que participei do amigo Tiago que na
época era de um provedor em Rio Claro-SP, porém não executei ele por
questão de tempo e pegar uma maquina modéstia para testar fica ruim ter que
mandar lá para a Paraíba..... pois estou em Goiás.
https://bsdmag.org/download/2896/

alguém tem o cenário? podem compartilhar soluções ?

*Rafael Galdino*

*Gerente de redes    Omni telecomhttp://www.omni.net.br
<http://www.omni.net.br>*