[GTER] [Bulk] [Inclusão Digital] Anonymous sequestra PCs da Anatel

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Jul 12 19:05:04 -03 2016

Aqui na GTER alguém disse estar passando cabos justamente para isso (não me recordo quem foi ou as condições)
A (extinta?) rede networks tinha licença STFC e fazia parceria com provedores que quisessem revender a telefonia deles, em troca usavam a licença deles para uso de postes
As redes de fibra (pegasus, geodex, iqara, nqt, eletronet) foram todas absorvidas pelas teles, com obvio objetivo de concentrar o mercado. Mesmo redes metropolitanas (eletronet, comeps) põe enorme dificuldade na entrada de participantes. TVs a cabo (únicas que tinham obrigação de repartir a rede, através da resolução 199/99 da anatel) acabaram por decidir prestar elas mesmas o serviço ao usuário final, bypassando os provedores. Redes ADSL sequer tiveram algo semelhante
Sem unbundling real, é inviável sonhar com livre mercado, quiça defendê-lo.
A agencia não é um ente do estado apesar de semi-estatal, ela age como um sindicato de empresas de telecom pura e simplesmente. Por mim a telebras estatizava novamente todas as concessionárias e permitia a entrada de autorizadas onde houvesse interesse particular, cedendo infra-estrutura (incluindo uso de postes) em troca de aluguel, revertido em universalizaçao para as áreas onde não houvesse procura.
!3runo