[GTER] Marco civil da internet

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Mon Feb 29 15:35:26 -03 2016

Rubens Isso que voce relatou se enquadra exatamente no que eu disse:

> Não é bem assim. Antes da vigência do Marco Civil eu já fui diversas vezes
> como representante de um provedor de acesso a delegacias ou recebi
> policiais na sede da empresa, e já tive que em muitas vezes dizer que não
> havia informação suficiente. E não fui torturado ou pressionado por causa
> disso... e curiosamente quando eu sugeria alternativas que envolviam listas
> de possíveis envolvidos, eles preferiam não ter esse tipo de informação que
> hoje eu entendo que seria excessiva mesmo.

A regra é apontar o responsável, todo o resto vai do risco que cada um quer
assumir perante o respectivo codigo processual. Seja civil, criminal,
administrativo, etc...

Eu também tive que responder algumas ordens judiciais antes do Marco Civil,
e a lógica era esta. Claro que se você não tiver a informação, o policial
ou a justiça não vai te torturar para arrancar uma informação que não
existe, mas devem todos estar cientes que pode haver consequências
dependendo da evolução do processo.