[GTER] Limitação de macs - FreeBSD / PTT

Joao Butzke joao at tbonet.net.br
Mon Feb 22 14:19:40 -03 2016


Nunca nos ofereceram isso ;(

Em 22/02/2016 12:05, Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ] escreveu:
> Antes da compra pela algar, eu sei de alguns casos aqui em SC que a optitel, na compra de trânsito, te dava gratuitamente o transporte até Floripa.
>
> Achei sensacional na época, com certeza se continuasse assim, o tráfego por aqui ia decolar.
>
> Mas agora, sendo da algar, acho pouco provável continuarem fazendo isso.
>
>
> Faziam isso geralmente quando o cliente precisava de 2 conexões para justificar ASN,
>
>
> Elizandro Pacheco
>
>
>> Em 22 de fev de 2016, à(s) 08:38, Danton Nunes <danton.nunes at inexo.com.br> escreveu:
>>
>> On Sun, 21 Feb 2016, Antonio M. Moreiras wrote:
>>
>>> O IX.br de São Paulo hoje gera interesse nacional. Acredito que isso
>>> acontece porque o potencial de troca de tráfego hoje já é muito grande,
>>> o que gera um efeito bola de neve, um ciclo de realimentação positiva...
>>> Há muito conteúdo, CDNs, etc. E há uma certa 'distorção' nos preços dos
>>> trânsitos em regiões mais afastadas, que são muito altos...
>> esse é o ponto fundamental. preços de trânsito precisam baixar; opencdn precisa decolar.
>>
>>> Um modelo que o NIC.br tem defendido em apresentações sobre o IX.br é
>>> que os ASs poderiam, ou deveriam, talvez, se conectar a mais de um IX.
>>> Poderiam conectar-se ao IX mais próximo, para favorecer a troca de
>>> tráfego local. Isso de fato é muito importante e é o conceito básico dos
>>> IX, como bem lembrado pelo Douglas. Mas os ASs poderiam também
>>> conectar-se a outros IX maiores, de interesse regional ou nacional, como
>>> o de SP, para complementar sua matriz de troca de tráfego.
>> sim, mas para muita gente isso implica em um custo adicional sem benefícios claramente visíveis, exceto o benefício coletivo de reforçar os IXs regionais. volta o problema de preço de trânsito.
>>
>>> Um dos problemas é que muitas vezes o IX mais próximo não é nada
>>> interessante. O potencial de troca de tráfego algumas vezes é quase
>>> nulo. E o custo de chegar a ele ou a SP as vezes nem é tão diferente.
>> bingo!
>>
>>> O NIC.br tem incentivado empresas presentes em vários IX a oferecerem
>>> serviços de transporte entre eles. Assim, um AS conectado a um IX local
>>> poderia por exemplo contratar esse serviço para chegar também a SP. Isso
>>> pode atrair mais ASs a se conectarem aos IX locais.
>> isso é muito bom, muitos ASs não precisam de muita banda e compartilhamento de um recurso caro é um caminho racional.
>>
>>> Sobre algum membro do Euro-IX ter feito uma apresentação contra o modelo
>>> de um super-L2, desconheço. Suponho que talvez possam ter falado sobre a
>>> implementação interna do IX. Se você conseguir lembrar qual foi a
>>> apresentação pode ser interessante.
>> qual seria a grande diferença entre uma estrutura totalmente L2 e uma segmentada em redes L3, com a atual tecnologia de 'switching fabric'? do jeito que está a única coisa que se precisa garantir é espaço para uma tabela de resolução suficientemente grande. se não é o tamanho default do sistema operacional, não é grande problema porque é (quase) sempre um parâmetro ajustável. com segmentação a coisa complica, certamente vai precisar de multihop, sem qualquer vantagem prática.
>>
>> -- Danton
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