[GTER] Limitação de macs - FreeBSD / PTT

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Sat Feb 20 14:17:50 -02 2016

Então, Moreiras...

Eu tenho quase certeza de ter ouvido de uma representante de Euro-IX
comentando sobre como eles já quebrado a cara e fugido desse modelo
mega-super-L2 desde uns 2 anos antes.
Se não me engano essa apresentação foi numa das reuniões presenciais do
PTT.BR na semana da Internet.

Me lembro de ter sido comentado sobre problemas que os Tunelamentos L2
estavam trazendo.
E também sobre a complexidade de manipular melhores rotas devido ao grande
número de participantes "diretamente conectados".

Interligar em L2 uma ilha que é menor que o estado do Paraná é uma coisa.
Um país continental é completamente outra.

Volto a relembrar o conceito original do IX.
Evitar a volta ao mundo para que dois vizinhos(fisicamente) consigam se
alcançar.
(redução de latência, blá-blá-blá...)

E ouso a afirmar que hoje, do ponto de vista da latência e qualidade da
comunicação fim-a-fim, o PTT-SPO é prejudicial para o resto do país.
​Os tunelamentos em cima de tunelamentos, em cima de tunelamentos, são
venenosos com Latência e Jitter...​

P.S.1: Isso sem falar que por causa da resposta padrão "anuncia mais
específico para PTT-SPO" ocorre inúmeros casos de clientes de dois
provedores numa mesma cidade que usam o MESMO TRÂNSITO acabam tendo que ir
até São Paulo para se conversar.

​Sinceramente penso que esse modelo deve ser repensado.​

​P.S.2: ​Antecipando flames...
      Meu objetivo com essas colocações é ELEVAR a qualidade da internet
brasileira.
      Antes de me achincalhar levantando questões de viabilidade financeira
de curto prazo, que considerem com atenção as QUESTÕES TÉCNICAS de curto e
longo prazo.

P.S.3: Desculpem pela bíblia...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação