[GTER] projeto para rede wireless na escola

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Feb 2 08:30:59 -02 2016

Certa feita, eu peguei uma bomba com Unifi em colégio e gastando um
bocadinho de dedicação consegui alinhar...
Projeto era em uma escola que 12 das turmas tinham aulas em Tablets.

Deixando curta uma história comprida:
- Fiz todos os Unifis convergirem para o mesmo Switch POE.
- Dediquei um DesktopDell como Servidor para o Unifi Controller
permanentemente.
- Tirei (praticamente) TODAs as funções de L3 dos Unifis.
- Coloquei um Firewall(usei o pfSense) para fazer o CaptivePortal para o
SSID aberto.

Esses dias mesmo um colega de missiva questionou sobre o uso de Unifi,
então voltei a conversar com o pessoal do Colégio.

A informação que recebi é que desde que as alterações foram feitas, a rede
ficou razoavelmente estável.

Em 1 de fevereiro de 2016 22:44, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> alexandre at onda.net.br

> A experiência de eventos com Uni-Fi não foi muito feliz... então se forem
> mais do que 10 usuários, pode dar xabu.
>
> Algo que não sei de quem já usou, mas quem fabrica diz que é ótimo, são
> estes aqui:
> http://www.computechloja.com.br/categorias/xwave/luxury-ap
>
> Os preços regulam com Uni-Fi, mas o software é bem mais versátil
> (RouterOS).
>

> Rubens

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação