[GTER] Reducao apos a Franquia de dados

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Apr 19 08:39:15 -03 2016

> Não dá para cancelar o contrato do cliente.  Se me mostrar como um
> provedor de Internet pode cancelar o contrato com um cliente no Brasil sem
> responder a um monte de processos, me avisa que vou ficar do seu lado
> defendendo q não pode ter franquia de dados.

Então não há nem quebra de contrato nem ilícito na ação de compartilhamento
que citou? Não há nada na legislação que proíba? Não nenhum mal uso do
serviço contratado? Veja que o remédio sugerido atinge a todos, nivelando
todos os usuários, mesmo aqueles que cumprem o contrato e a legislação, com
aqueles que, segundo suas colocações, geram o problema.

Como eu citei antes, ao longo do tempo pregou-se conexões rápidas e
disponíveis. E ainda se faz isso. Geraram-se expectativas e promessas. E,
quando o cliente resolveu acreditar e usar, resolve-se que há que se
adicionar cobranças adicionais por consumo? Já existe a franquia em bps,
desde que usei minha primeira conexão, mais de duas décadas atrás.

> dá uma olhada nos planos de Internet de outros países mais evoluídos q o
> nosso. Lá também tem franquia.

E vamos trazer todo o contexto de lá para cá? Não adianta pegar um capítulo
da novela e deixar o resto de lado. Se vamos usar as mesmas "medidas" dos
EUA, então, há que se trazer todas as demais. Incluindo a renda em dólares.
:-)

> Vc não leu minhas mensagens anteriores...fazemos a média de uso todos os
> meses e ajustamos a franquia pela média e ainda fazemos "vista grossa" em
> clientes com até 2 ou 3x a média.

Eu li todas elas. IMHO, esse é um dos maiores problemas na filosofia do que
se chama "franquia adicional de tráfego": nivelar todo mundo pela média e
resolver que o resto é "o problema". De repente, há uma série de números
para definir quem é um "mal usuário". E, nessa lista, há pessoas que estáo
apenas usando aquilo pelo compraram e, ainda mais, que lhes foi prometido e
anunciado.

Talvez não seja o caso de sua empresa em particular, mas a aplicação das
franquias adicionais e a abertura do precedente em si, está sendo feita de
maneira ampla, logo, afeta a todos, não só hoje, mas também no futuro.

Uma vez aberto o precedente, não há volta tão cedo. Abre-se a possibilidade
real e tangível de que qualquer serviço de conectividade pode ser medido e
tarifado pelo consumo, inclusive os links que são vendidos para os pequenos
provedores. O precedente que será aberto tem alcance muito mais amplo que
apenas as conexões dos chamados usuários finais.

Obrigado.

Cássio