[GTER] Reducao apos a Franquia de dados

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Mon Apr 18 22:09:01 -03 2016

> Bom se vc não precisa de banda garantida, sabe muito bem que tem uma banda
> compartilhada.

Se ela é compartilhada, pressupõe-se que o usuário não vai consumir tudo o
> tempo todo.
> Ate pq se ele fisese isso teria banda garantida.

Agora, quase 20 anos depois de alardear totalmente o contrário disso, para
vender os serviços de "banda larga", presume-se que o consumidor pagou e
que não vai usar plenamente aquilo pelo que pagou? Mesmo que eu não tivesse
vindo da época do pulso discado e não conhecesse o efeito do uso de
"franquias adicionais", ainda assim, acharia, no mínimo, difícil de engolir.

Franquias adicionais, porque as conexões já são limitadas a um determinado
consumo, a priori, em bps.

> Quem tem que se preocupar com isso, com a franquia de dados é o cara que
> compra um pacote
> residencial e doa, empresta ou ate revende sua internet para todo o
> quarteirão.
>
> Esse sera o cara penalizado pelas franquias.

A franquia adicional penaliza todos os consumidores, principalmente aqueles
que, ao longo do tempo, em virtude de tanta promessa, resolveram consumir
conteúdo multimídia. Aliás, se não fosse para consumir quantidades imensas
de dados por segundo, qual a seria a razão para investir em conexões mais
rápidas?

> O que pode ocorrer, é a ANATEL promover um estudo de comportamento e
> estabelecer franquias minimas por plano.
>

> Mas não se pode impedir que as empresas estabeleçam franquias.

Se pudesse, não haveria razão para consumidores discutindo o assunto.

Obrigado.

Cássio