[GTER] Procedimentos recomendados quando o equipamento é do cliente.

Silvio Licht Ahmad silviola at gmail.com
Thu Apr 7 00:58:12 -03 2016


Não, sei me parece que faltou definir aqui o "equipamento" do cliente.

Se o equipamento for aquele que se conecta a minha torre (CPE), eu
configuro e o cliente não fica nem com o acesso, e não pode ser diferente
visto as miúças de um ambiente wi-fi multi-ponto que já citei anteriormente.
Porém da CPE dele em diante, ou seja, switchs, roteadores e dispositivos
utilizados para o acesso, não somos responsáveis mas até fazemos questão de
configurar, só que nestes casos, com custo extra.



Em 6 de abril de 2016 16:40, Gustavo Stocco <gustavostocco at gmail.com>
escreveu:

> Concordo com o Emerson.
> Passamos pela mesma situação e a cobrança desta "taxa simbólica" foi a
> melhor opção para resolvermos o problema.
>
>
> 2016-04-06 12:39 GMT-03:00 Emerson Araujo <araujoprog at gmail.com>:
>
> > Muito abstrato isso de manter o cliente satisfeito, prefiro ter padrão e
> > isso é qualidade, atender todos da mesma forma. O meu padrão é configurar
> > somente a borda do cliente com minha rede, qualquer equipamento depois
> > disso é responsabilidade do cliente. Antes quando o cliente levava o
> > roteador até o escritório fazíamos a configuração gratuitamente, estavam
> > todos "satisfeitos" até eu perceber que tinha pessoas que nem eram
> clientes
> > levando roteador e outros clientes levavam semanalmente pra configurar,
> > começamos a cobrar uma taxa simbólica de 10 reais e problema resolvido.
> Na
> > casa do cliente é cobrado 40 reais. Cuidado com isso de deixar o cliente
> > satisfeito sempre, isso pode te deixas escravo, aqui eu preferi perder um
> > cliente a ter de configurar a smart TV dele.
> > Em 06/04/2016 12:08 PM, "suporte salvador" <suporteinfossa at gmail.com>
> > escreveu:
> >
> > > Meu ponto de vista é o seguinte, se você está provendo um serviço e
> ganha
> > > seu salário em cima disso, logo você tem que fazer de tudo para manter
> o
> > > serviço funcional e o cliente satisfeito, independente de quem seja o
> > > titular do equipamento.
> > >
> > > Fico imaginando se fosse assim na sua lógica, pra ter suporte da Oi
> (não
> > > uso, apenas para abrir chamados e sempre vem o script: quais luzes,
> > desliga
> > > modem, tira cabo, coloca cabo, religa. Não faço pn) eu teria que usar o
> > > lixo do modem que eles fornecem (technicolor) e trava todo dia...
> > > Além de travar vem o OiFon (rede wifi não desabilita, apenas a conexão
> > > ppp), e tem uma falha grave de usuar um surperuser com senha padrão, um
> > > verdadeiro pf de insegurança...
> > >
> > > Resumindo, se é seu ganha pão, procure fazer sempre o melhor e manter o
> > > cliente satisfeito sempre que possível.
> > >
> > > Att
> > >
> > > Em Qua, 6 de abr de 2016 10:01, Kalil de A. Carvalho <
> kalilac at gmail.com>
> > > escreveu:
> > >
> > > > Bom dia a todos.
> > > >
> > > > Muito obrigado pelas respostas. Agora posso baixar minha bola e
> deixar
> > > > de ser tão petulante com os clientes e meus colegas! :)
> > > >
> > > > Atenciosamente,
> > > >
> > > >
> > > > 2016-04-04 22:40 GMT-03:00 Silvio Licht Ahmad <silviola at gmail.com>:
> > > > > Não sei se entendi, mas se entendi: Mesmo o equipamento sendo do
> > > cliente
> > > > > jamais deixaria ele configurar, sabendo que uma rede wi-fi PMPT
> > > trabalha
> > > > > toda em conjunto, imagina se vou deixar por conta do cliente
> escolher
> > > na
> > > > > sua CPE a potência, ACK e modulação, jamais!!!
> > > > >
> > > > > Att,
> > > > > Silvio
> > > > >
> > > > > Em 4 de abril de 2016 18:17, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>
> > > > escreveu:
> > > > >
> > > > >> Se o cliente estiver sem acesso como vai acessar a pagina pra ler
> o
> > > > manual?
> > > > >>
> > > > >> Uma questão que nao ficou clara na inicial, o radio é de acesso a
> > rede
> > > > >> WiFi do provedor? Neste caso vale o mesmo principio do DSL e
> cable,
> > > faz
> > > > >> parte da rede de acesso e é potencialmente perigoso deixar cliente
> > com
> > > > esse
> > > > >> nivel de acesso. Por exemplo o cliente pode ligar 2 radios na sua
> > > rede e
> > > > >> fazer loop (bridge) entre os dois
> > > > >>
> > > > >> !3runo
> > > > >>
> > > > >> > Date: Mon, 4 Apr 2016 17:46:28 -0300
> > > > >> > From: erigler at gmail.com
> > > > >> > To: gter at eng.registro.br
> > > > >> > Subject: Re: [GTER]   Procedimentos recomendados quando o
> > > equipamento
> > > > é
> > > > >> do cliente.
> > > > >> >
> > > > >> > O que prevê o contrato de vocês?
> > > > >> >
> > > > >> > Eu deixaria a cargo do cliente, no máximo faria alguns manuais
> > > > >> "genéricos"
> > > > >> > com configurações de alguns modelos de equipamentos como
> exemplo e
> > > > >> deixaria
> > > > >> > na página de vocês, algo assim...
> > > > >> >
> > > > >> >
> > > > >> > []'s
> > > > >> >
> > > > >> >
> > > > >> > Em 4 de abril de 2016 15:47, Kalil de A. Carvalho <
> > > kalilac at gmail.com>
> > > > >> > escreveu:
> > > > >> >
> > > > >> > > Boa tarde a todos.
> > > > >> > >
> > > > >> > > A pergunta parece meio estranha mas ela surgiu de uma
> discussão
> > na
> > > > >> > > empresa que trabalho. Desde quando iniciei na areá de
> > informatica
> > > > fui
> > > > >> > > instruído a deixar o equipamento do cliente, qualquer ele que
> > > fosse,
> > > > >> > > por conta do cliente. Sempre tínhamos que cuidar do que erra a
> > > > >> > > responsabilidade da empresa. Porem eu nunca tinha trabalhado
> em
> > um
> > > > >> > > provedor. Todas estas instruções eram de suporte a
> informatica,
> > a
> > > > >> > > servidores, a ativos de redes em um determinado projeto etc,
> mas
> > > > nunca
> > > > >> > > em provedor. Quando iniciei onde hoje trabalho me deparei com
> > essa
> > > > >> > > característica: Ou a empresa fornece o equipamento, de radio
> > para
> > > > ser
> > > > >> > > mais exato, ou caso o cliente tenha os nossos técnicos
> > configuram.
> > > > >> > > Eu sempre achei errado, acredito que o qeu é do cliente ele
> qeu
> > > > >> > > configure. Um colega do trabalho me retrucou e disse que em
> > todo o
> > > > >> > > provedor a radio erra desta forma pois era uma extensão da
> rede.
> > > Não
> > > > >> > > vi logica mas pela falta de experiencia me calei. De qualquer
> > > forma
> > > > >> > > tenho duvida.
> > > > >> > >
> > > > >> > > Alguém aqui tem provedor a radio? Se sim, neste caso, como
> vocês
> > > > agem?
> > > > >> > > Deixa o cliente se virar ou configuram por ele?
> > > > >> > >
> > > > >> > > Muito obrigado.
> > > > >> > >
> > > > >> > > --
> > > > >> > > Atenciosamente,
> > > > >> > > Kalil de A. Carvalho
> > > > >> > > --
> > > > >> > > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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> > > > Atenciosamente,
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> Gustavo Stocco
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