[GTER] Desviar jogos Online por Rotas no Mikrotik

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue Oct 20 21:29:38 -02 2015

 Por isso eu não acredito em qualquer "parecer jurídico" sobre o assunto
mesmo que ele seja de escritório de advocacia "especializado em Internet"
ou não. Não por enquanto.
Reconheço a dificuldade de entendimento sobre o assunto que só vai haver
daqui um bom tempo lá na frente. Mesmo assim são bastante salutares essas
discussões. Melhor que elas existam aqui do que no tribunal entre você e um
cliente.

Silvio - Eu tenho um ponto de vista ligeiramente diferente e acredito que
manipulação de rotas com o intuito de Engenharia de Tráfego é válido.

Imagine o seguinte: Se você analisa os pacotes pra ver em que tipo de
aplicação ele se enquadra e assim decidir por onde enviar ele você está
discriminando baseado na aplicação. Se você simplesmente direciona
determinados ranges de destino para saírem preferencialmente por um link
(seja por Prepend, Local pref, MED, Rota estática, etc)  você não está se
importando com a aplicação.

Faz diferença se você olha o pacote e diz: "Humm, isso aqui é streaming
Netflix e consome muita banda então vai por aqui." ou "Humm, isso aqui é um
email para um servidor do Netflix, então pode ir por esse link aqui mesmo".
Discriminando por aplicação.
Agora se for baseado no destino isso não acontece, independente da
aplicação o pacote irá sempre pelo mesmo link. Então respondendo a sua
questão, e levando em consideração que você disse que esse seu segundo link
não faz BGP a sua única opção é rota estática. Encontre os ranges desses
destinos e coloque lá na tabela.

Mas eu posso estar errado.
Abraços
Fernando